quarta-feira, maio 31

Se você pudesse....




... não ficar triste nunca mais, eu ia querer isso pra você.
... enxergar cada milímetro do seu espetacular brilho, eu ia querer isso pra você.
... se divertir um pouco todos os dias, e muito hoje e aos finais de semana, eu ia querer isso pra você.
... nunca ficar doente, nunca ter dor de dente, nunca ter de ir ao dentista, eu ia querer isso pra você.
... amar muito e ser muito muito muito amado de volta, eu ia querer isso pra você.

Eu acho que quase tudo é possível. E todo esse quase possível, ou quase todo o possível, eu quero pra você!

Feliz Aniversário, Léo!

segunda-feira, maio 29

Balzáqueas



Eu adorei ter feito trinta anos. Nunca tinha me achado tão mulher. Fiz uma festa, à qual chamei de BB, o Brunch da Balzáquea. Os amigos foram quase todos, a família em peso, todo mundo cantou parabéns.

Isso já faz um tempo, tempo suficiente pra uma criança nascer, desmamar, desfraldar, aprender a ler e escrever. Mas ainda me lembro da sensação poderosa de ser uma mulher de trinta anos.

Essa sensação ainda está comigo. Ainda hoje, curto muito ter a idade que eu tenho. A gente já vê a vida mais do alto, as coisas têm outra perspectiva.

Vim de volta a essa data porque nos últimos 10 dias, duas amigas queridas fizeram 30 anos. Uma disse que era uma idade especial, que merecia ser comemorada em grande estilo, outra ainda não tem certeza, está com a sensação esquisita de ter saído dos vinte e....

Dá mesmo uma sensação esquisita. Você morou nesse endereço, a casa dos vinte e ... , por dez anos inteiros. Demora até a gente decorar o CEP novo!

Mas é tão bom querida! Tão bom! Você vai ver como a gente fica mais confortável no novo endereço! Como de vez em quando você vai parar e pensar, CARACA, TRINTA ANOS! Como se fosse muito.

É nada. Aos trinta, somos ainda meninas. Mas já caminhamos mais devagar, sentamos mais devagar. Aos vinte, muitas de nós não sabiam, mas aos trinta sabemos beijar, sabemos amar, sabemos gozar.

Bem vinda! Se até aqui já era bom, você vai ver que daqui pra frente é tudo muito melhor!

E Feliz Aniversário, mais uma vez!

sexta-feira, maio 26

Vamos pedir...


Com Cazuza, pro tom de indignação dos desvios de verbas.
Bom final de semana, sem desviar o olhar!



Blues da Piedade


Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo, derrotados
Essas sementes mal plantadas
Que já nascem com caras de abortadas

Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo
Que não têm

Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas mini-certezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia

Pra quem não sabe amar, fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.

Quero cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar os blues
Com o pastor e o bumbo na praça.

Vamos pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade

Desvios




Ontem na cerimônia de entrega do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Viviane Senna falou sobre os desvios que estão desviando o futuro desse país.
Sim, educação é a solução. O Japão sabia disso, a Coréia do Sul sabia disso, a China sabia disso, a Índia sabia disso. Só quem não sabe é o Brasil.

Disse a Viviane que nosso país é muito rico. Mas o desvio de verbas do que seria fundamental para o que é altamente suspeito é absurdo.

Uma jornalista da Paraíba premiada fez a denúncia: no ano passado, o estado da Paraíba DESVIOU 174 milhões de reais que eram destinados à educação. Imaginemos a diferença que um dinheiro desse faz num estado como a Paraíba.

Cento e setenta e quatro milhões de reais, que desviados, desviaram o curso de milhares de crianças.

A gente precisa parar de desviar os olhos disso.

quinta-feira, maio 25

Usando Milhas para Viajar



Tenho milhas do EXCELENTE programa AAdvantage, da American Airlines. O programa é bom mesmo, muito mais user friendly que o da Varig.

Então entro no site (você faz TUDO online) pra resgatar minhas milhas AADVANTAGE para uma viagenzinha de feriado a Buenos Aires.

Devo ter sido redirecionada para o site da TAP, porque o que me apareceu foi:

GRU/ EZE via MIA.

Explico. GRU é a codificação para Guarulhos, nosso querido aeroporto conhecido como CUMBICA. EZE é Ezeiza, o Cumbica lá de Buenos Aires.

E MIA, sim é isso mesmo. MIAMI.

Então vejamos: saio de São Paulo e vôo oito horas e meia até Miami. Em Miami, aguardo reles seis horas e meia pelo vôo para EZE. São quinze horas. Então embarco rumo a Buenos Aires, mais nove horas e meia de vôo.

Assim, em apenas VINTE QUATRO HORAS E MEIA, eu chego em Buenos Aires, e por módicos 1650 dólares, já que minhas milhas não serão suficientes. Não sei porque não me mandaram via Los Angeles. Ou Kuala Lumpur.

Acho que vou a pé mesmo, obrigada. Ou de barco.

Guia Gastronômico da Lala



Um dos meus restaurantes favoritos no mundo é o Emporio Ravioli. Ali, sou fã de três pratos. Um deles é a fenomenal salada Charlie, que aliás acabei de comer.

É uma salada de verdes variados, com fundo de alcachofra, mussarela de búfala molinha e macia, tomate e peito de frango grelhado. Mas o sucesso total da salada é o molho, à base de mel e nozes, e um levíssimo toque de pesto. De comer de joelhos.

O outro prato é a esplêndida Banana do Empório, uma das minhas DUAS sobremesas favoritas. Banana flambada na grappa, com molho de laranja, sorvete de creme e um espirrinho de canela. ESPLÊNDIDA.

Frio dá um apetite....

sexta-feira, maio 19

Natal na Claro




- Alô, é da Claro? Então, sabe o que é? Faz 10 anos que eu tenho essa MESMA linha. Tenho um consumo elevado, tanto que a TIM e a VIVO me assediam o tempo todo. Vocês sabem, eles ligam no celular da gente pra oferecer isso e aquilo. A TIM me ofereceu um plano assim e assado, e um V3. E a verdade é que vocês nunca fizeram nada pra me fidelizar.

- Aguarda um instantinho, senhora, vou estar verificando o que a Claro pode estar fazendo pela Senhora....

(...)

- Alô, senhora? Obrigada por aguardar. Eu estive verificando junto ao nosso sistema, e realmente a senhora é uma cliente muito boa para nós. Então a Claro gostaria de estar oferecendo um bônus de MIL reais para a senhora trocar de celular em qualquer loja Claro. A Claro agradece, tenha um bom dia.

Na loja da Claro:


- Pois não senhora, esse celular é Top de Linha. É o melhor que temos na loja, a senhora não vai se arrepender. Senhora, e pelo seu plano, a senhora ainda tem direito a mais dois aparelhos com linha, a senhora pode escolher entre esses modelos aqui, da Motorola.

- O que eu vou fazer com tanto celular?

- Ah, a senhora pode dar pra alguém....


E foi assim que ontem, em menos de duas horas, eu passei da proprietária de um bom porém surrado aparelhinho, à proprietária de um bom porém surrado aparelhinho, um mega blaster double plus aparelho que só falta limpar a casa, e mais dois Motorolinhas simples mas limpinhos.

Quatro celulares, quatro linhas... e tudo por causa de um telefonema.

quarta-feira, maio 17

Jogue a si mesma, Rapunzel!




Há tempos venho prometendo esculachar mais um Conto de Fadas, então fui buscar as brechas nas mechas. Fui reler o Conto da Rapunzel pra ver onde é que morava o perigo?

Sinceramente? Não deu nem vontade. Então TRANSCREVO o troço aqui, porque já veio avacalhado.


"Numa pequena aldeia um casal aguardava ansioso a chegada do primeiro filho.
A mulher ficou com vontade de comer os rabanetes da horta vizinha.
A horta pertencia a uma bruxa que apareceu na hora em que o homem apanhava uns rabanetes escondidos. Ela ficou furiosa e jurou tomar a criança assim que nascesse.
Quando o bebê nasceu a bruxa apareceu e o levou para bem longe.
Como era uma menina a bruxa chamou-a Rapunzel, colocou-a numa torre muito alta e sem portas.
O tempo passou. Rapunzel transformou-se numa linda moça de longas tranças.
Um príncipe passava na floresta e achou a torre de Rapunzel, logo viu a bruxa chegar e gritar:
- Rapunzel jogue as suas tranças.
O príncipe viu a bruxa subir na torre pelas tranças. Quando ela foi embora o príncipe foi ao encontro de Rapunzel e passou a visitá-la.
Então um dia a bruxa descobriu sobre as visitas do príncipe, cortou as tranças da Rapunzel e a levou embrora. Esperou pelo príncipe para vingar-se.
Quando o príncipe apareceu jogou as tranças e quando ele chegou na janela ela o empurrou, ele caiu sobre um espinheiro e ficou cego.
O príncipe mesmo sem enxergar correu o mundo procurando Rapunzel. Um dia bateu na porta de uma casa pedindo pousada e alimento. A moça que o atendeu era Rapunzel e logo reconheceu o príncipe.
Ela então chorou de tristeza porque ele ficou cego. Suas lágrimas cairam sobre os olhos do príncipe e ele voltou a enxergar.
O príncipe levou Rapunzel para o seu reino, casaram-se e foram felizes para sempre."

Sweet Fifteen



Encontrei um cara que foi meu técnico. Sim, meu técnico. Porque SIM, apesar de não ter restado NENHUMA pista disso, eu SIM, já fui uma atleta. Joguei basquete, por quase 10 anos. Joagava mesmo, de verdade. Treinava todossantodia.

Então encontro o Zé Paulo. Um senhor já. Cabelos completamente prateados. E me dei conta de que ele foi meu técnico há VINTE - veja bem, VINTE - anos. E que ele, entre outras coisas, foi à minha festa de 15 anos.

Então me lembrei de mim mesma com quinze anos. Tímida, insegura, uma ostra. E claro, como compete à idade, me achando a mais inadequada, a mais feia, a mais desengonçada, a mais gorda, a mais horrorosa criatura sobre a face da terra. Também me achava uma nulidade. Um tipo insignificante que ninguém jamais notaria. Encontrava por acaso as pessoas na rua, e não cumprimentava. Não por nada não, mas a pessoa provavelmente não saberia quem eu era, não se lembraria de mim, não me reconheceria.

As coisas são paradoxais quando a gente tem 15 anos. Quer dizer, elas são paradoxais a vida inteira, mas mais ainda quando se tem 15 anos. Se eu fosse a mais feia, desengonçada e paquidérmica do mundo como eu me achava, então não seria uma criatura ignorável. A Feiúra descabida é um atributo que deveria chamar a atenção das pessoas. Mas não. Dentro da minha enorme fantasia, cabiam simultaneamente as duas situações: a de ser absurdamente torta e feia, e de ser completa e totalmente ignorável.

O mais curioso é que a gente passa o resto da vida querendo ter exatamente a aparência que tinha aos 15. Não a que a gente acreditava ter, a que a gente tinha mesmo, e que vê em fotos hoje. A mesma pele, as mesmas pernas, o mesmo cabelo.

E não dá. O tempo também é paradoxal. Ele vai estragando a gente por fora, mas vai cicatrizando as coisas por dentro. Ainda bem, porque não tem pecado maior do que uma menina tão linda (não fomos todas? não somos todas?) ficar se achando uma aberração, justamente no melhor momento da nossa embalagem, não é mesmo?

terça-feira, maio 16

Tempo de Misticismo


A runa BERKANA nos avisa: As mudanças em nossa vida serão de maneira tão sutil que nem as perceberemos. Quando abrirmos os olhos elas já terão acontecido.

segunda-feira, maio 15

Sob Controle

SP sofre ao menos 180 ataques criminosos; mortos passam de 80 (Folha Online).

Como diria o Juliano, que parte foi que eu perdi??

sexta-feira, maio 12

O Evento - Parte 2



Mas nem tudo foi ira no evento. Você está lá, seu namorado dando a maior força pra você usufruir dos mimos disponíveis. E você pensa, uma escovinha do Jacques Janine nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrário.

Então você se senta lá e vem o cabelereiro dar um tapa na sua peruca.

NO MEIO DA CONCESSIONÁRIA, VOCÊ SENTADA, COM A CABEÇA CHEIA DE PIRANHAS, PEDE A DEUS QUE SEU AMADO SE ENCANTE POR UM AUTOMOTIVO, DE PREFERÊNCIA DO OUTRO LADO DO SALÃO.

Mas ele, do outro lado, vem sorrindo em sua direção com uma taça na mão. VOCÊ SENTADA NO MEIO DA CONCESSIONÁRIA COM A CABEÇA CHEIA DE PIRANHAS.

Ele sorri, vem e te dá um beijo, mesmo naquele estado. Você, a Medusa da Vila Guilherme, sorri de volta.

Esse homem caiu mesmo do céu.

O Evento - Parte 1



Então seu namorado é convidado para um evento, numa concessionária de automóveis. No convite, dizem que o mote é a proximidade com o dia das mães, que haveria um coquetel, música, mimos, pessoal do Jacques Janine prestando serviços gratuitos.

Porque seu namorado é o campeão da fofura, ele te convida, acha que você vai gostar de ir, e você vai com ele, contente pelo carinho do convite.

Um dos mimos era um cartunista, fazendo divertidíssimas caricaturas dos presentes. Você e seu namorado entram na fila. Enquanto aguardam a vez, ficam ali, olhos na prancheta, ele fazendo a caricatura de uma moça - senhora, melhor dizendo - que estava sentada.

Ela está sorrindo e fica tentando adivinhar, pela sua cara, o que você está vendo e ela não: o desenho na prancheta.

E lá pelas tantas, acontece: A VAGABUNDA dá uma piscada para o SEU namorado. NA SUA CARA. Sem mais nem menos. Vai lá e pisca.

Você, entre a incredulidade e o ÓDIO, acha de bom tom alertar o moço do perigo, de forma sutil: Se essa VACA der mais MEIA piscada pra você, não vai mais ter olhos pra piscar.

Ele ri, meio sem jeito, disse que não tinha notado.

E você fica pensando que raça podre é essa, a das mulheres, capaz de um comportamento predatório, grosseiro, anti-ético.

Vá piscar pra puta que o pariu, ordinária!

O Mundo anda tão complicado....



Não é geladeira, é REFRIGERADOR.

Não é pasta de dente, é CREME DENTAL.

Não é Gilete, é LÂMINA DE BARBEAR (se bem que Gilete serve pra depilar também, não só barbear).]

Não é cotonete, é HASTE FLEXÍVEL COM PONTAS DE ALGODÃO.

Não é Modess, é ABSORVENTE HIGIÊNICO.

Não é durex, é FITA ADESIVA.

Não é Bom Bril, é ESPONJA DE AÇO.

Não é perfex, é PANO MULTIUSO.

Não é Band Aid, é CURATIVO PRONTO.

Não é Post It, é RECADO AUTO ADESIVO.


Aff. E não é Blog. É ferramenta de publicação web- based.

quinta-feira, maio 11

Small Talk, Great Sensations



-Oi.
-Oi.
-Você tá com uma voz animada hoje.
-Dormi bem, te vi ontem e vou te ver hoje outra vez. Minha voz tinha que estar animada.

quarta-feira, maio 10

Pillow Talk

Tem coisa melhor do que chegar em casa cansada, tomar um banho bem quente, meter-se numa velha camiseta, tomar uma caneca de chá quentinho, entrar debaixo do edredon 700 fios, agarrar o travesseiro e descobrir nele um cheirinho gostoso, conhecido, que mora no seu coração?

To Your Wife




Um amigo está sendo tranferido para (BEM) longe e vai amanhã conhecer o outro lado do mundo.
Recebe um email de um fututo colega do outro lado do mundo, dizendo que se ele não chegar muito cansado, ele poderá mostrar-lhe a noite de Taipei.

Um outro responde, sobre o mesmo email:
Diminua suas expectativas. As mulheres são gordas, feias, e disputam atenção na rua com lutadores de sumô. A comida tem gosto de cachorro, talvez seja mesmo. A melhor coisa aqui é o refrigerante - de maçã - e os doces - de arroz.

É ou não é pra mostrar pra esposa?

quarta-feira, maio 3

Curriculum Vitae

Ellen Gracie Northfleet

Ellen Gracie Northfleet, natural do Rio de Janeiro, RJ; Ministra do Supremo Tribunal Federal, desde 2000, sendo a primeira e até então única mulher a integrar esta corte, e Ministra do Tribunal Superior Eleitoral desde 2001; graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970); pós-graduada, em nível de especialização, em Antropologia Social pela mesma Universidade (1982).

Exerceu a advocacia liberal, integrou o Conselho Seccional da OAB/RS; foi Diretora-fundadora da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (1986-1987), sendo eleita Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do RS (1988).

Membro do Ministério Público Federal (1973-1989); integrou a composição original do TRF/4ª Região, em vaga destinada ao quinto constitucional; participou da Comissão elaboradora do Regimento Interno da Corte (1989); representou a Justiça Federal perante o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (1990-1991); presidiu a Comissão de Estudos e Cursos da Casa (1992-1994) e, nessa condição participou da Comissão Permanente de Magistrados do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (1993-1994); eleita pelo Plenário do Tribunal para compor o seu Conselho de Administração (1994); exerceu na mesma Corte, por biênios sucessivos, a Vice-Presidência (1995-1997) e a Presidência (1997-1999). Presidente da 1ª Turma do TRF/4ª (1999-2000).

Em 14 de dezembro de 2000 foi empossada no cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal; compôs a Comissão Permanente de Regimento (2001/2002) e integra a Comissão Permanente de Documentação do mesmo Tribunal (2002); atuou no Tribunal Superior Eleitoral primeiro como Ministra Substituta (fevereiro a junho/2001) e, foi, após, eleita por seus pares do STF, na condição de membro efetivo daquela Corte, para o biênio (junho/2001-junho/2003).

Mediante ofício expedido pelo Supremo Tribunal Federal, foi reconduzida como Ministra efetiva por mais um biênio (junho/2003-junho/2005), tendo assumido a Vice-Presidência para o biênio (fevereiro/2003-fevereiro/2005).

Professora de Direito Constitucional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (licenciada). Presidente-fundadora da Associação de Diplomadas Universitárias do Rio Grande do Sul. Bolsista da Fundação Fullbright - EUA (Hubert H. Humphrey Fellowship Program) (1991-1992), com dedicação ao tema “Administração da Justiça”. Membro fundadora do Conselho Consultivo da GLIN - Global Legal Information Network. Jurista em Residência da Biblioteca do Congresso dos EUA (1992).


Com a visita de Lula e José de Alencar à Argentina, amanhã, Ellen Gracie assume a Presidência da República. Será a primeira vez na história do Brasil em que aquela cadeira será ocupada por uma mulher.

E a primeira vez, em um bom tempo, em que ela será ocupada por uma pessoa com tantos predicados.

terça-feira, maio 2

La Jalousie



O ciúme é irracional.
Faz mal pro estômago.
Está relacionado muito mais ao olho de quem observa do que ao comportamento de quem é observado.


Mas eu tenho. Muito.