domingo, julho 30

Cheers fellows!



O McSorley's Old Ale House é o bar mais antigo de Nova York. Foi fundado em 1854, por um irlandês chamado John McSorley. O Bar ainda mantém sua estrutura original e muitos objetos datam de séculos atras. O grande patrimònio do McSorley's é o incontável número de histórias que permeiam sua própria, e estão orgulhosamente expostas nas paredes, no balcão, na conversa de cada amigo que leva um novo frequentador.

Histórias como a dos soldados que ali bebiam antes de partir para a Guerra (Civil), e deixavam um bracelete, que seria removido por eles mesmos no regresso. Muitos não voltaram, e os braceletes estão ali até hoje, pendurados no lustre, sem que ninguém mais tivesse tocado neles, em mais de 100 anos.

Dizem que pelas portinholas do McSorley´s passaram presidentes e residentes, de Abe Lincoln a John Lennon.

E eu. Como sempre, guiada pelas carinhosas mãos do Michael.

Start Spreading The News




Porque passei o final de semana acompanhada também por um local, andei descobrindo coisas com as quais nem sonhava ate então. Ando por Manhattan e parece que cada coisa tem um sentido diferente. Bem, muitas delas têm mesmo...

Eu nunca tinha ficado no East Side. Parece bobagem, mas a cidade pra mim está ao contrário. A quinta avenida, que antes ia, agora vem. A Madison, que era pra lá da Quinta, agora é pra cá. E assim vamos, eu andando algumas quadras até me dar conta de que estou indo ao lado errado.

Michael nos encontrou no lobby do hotel sexta à tarde,e sugeriu que fossemos até a Grand Central, lá ele queria nos mostrar uma coisa. Subimos ladeira, subimos escada, atravessamos a Grand Central inteirinha e então ele parou. Pediu que eu ficasse exatamente onde estava. Guiou Zé Augusto até um canto, a quina de uma pilastra, e o colocou como de castigo, no cantinho, nariz na quina. Depois fez a mesma coisa comigo, na quina oposta, a pelo menos uns 100 metros de distância, e pediu que eu dissesse alguma coisa. Então eu disse ''oi queridinho" e a resposta veio, na minha cara com força total ''Oi, to te ouvindo''.

Quase caí sentada. A esplêndida arquitetura da Grand central faz com que o som suba pelas paredes e faça a curva no teto, descendo intacto pela parede oposta. É como um sensacional telefone sem fio, e sem telefone tambem!

Fantastico como a comunicação entre duas pessoas pode transpor a distância - qualquer uma - dessa forma!

quinta-feira, julho 20

Não deu pra não torcer


"Juiz Ayoub, você é nosso anjo da guarda". (funcionário Varig, num forum de discussões "Torcendo pela Varig").

"Meu pai é funcionário aposentado da Pioneira, trabalhou lá 30 anos e nós construímos nossa vida pela Varig". (outro funcionário, idem).

" Voa Estrela Brasileira!!!" (idem)

"E daí que oito mil serão demitidos? Antes ser ex-funcionário da Varig que ser ex-funcionário de uma empresa que faliu" (mais um).

"Vai dar tudo certo! Variguianos unidos em prece! Deus olhai por nós! Varig! Varig! Varig!" (...)

"Bom, é lamentável 9000 na rua, mas antes 9000 na rua recebendo seus direitos do que 11000 na rua sem conseguir o que é seu. É o preço a se pagar por uma empresa que se Deus quiser logo a logo vai voltar a ser lider nacional"! (mais um)

"Se Deus quiser, e graças ao Sr. Ayoubi, a VARIG vai superar esta fase negra, e em breve voltará a ser grande, como sempre foi. E com certeza, a grande maioria dos demitidos serão readimitidos e a nossa estrela continuará a percorrer o céu deste planeta.Como está em minha página, "ETERNAMENTE VARIG - VARIG - VARIG". (outra funcionária).

"Pode ligar sempre que quiser senhora! Fique muito à vontade, se a senhora tiver alguma dúvida, se estiver ansiosa com relação ao seu voo, pode ligar sempre que precisar. Pra nós da Varig, é sempre um prazer atendê-la" (Vera, da Central Smiles, ontem).

"Voa VARIG!!!Nos leve nas suas leves asas, traga nossos sonhos num zumbido a jato, mostre-nos o mundo, do alto, de onde só os deuses o podem contemplar!Voa Estrela Brasileira!!! " (mais um funcionário, no forum).

"Você definitivamente não serve para trabalhar com público" (funcionária da Varig, em resposta a outro que reclamava dos passageiros que acham que "avião é restaurante").

Alguém ainda não sabe qual é o maior patrimônio que essa empresa tem?

segunda-feira, julho 17

Frase do Dia

"Pra quem não tem nada, metade é o dobro".
(autor desconhecido)

Banquete

(a foto vem assim que eu descobrir como funciona o Dente Azul do meu telefone)


Local: Casa de um amigo querido
Motivo: Homenagem a outro amigo querido.
Convidados: 13 amigos queridos e divertidíssimos.

(essa parte foi só pra contextualizar e dar a atmosfera)


Cardápio: Carinhosamente criado, preparado, servido com capricho e requintes de decoração pelo Edu Lucio, o amigo querido dono da casa:

Hors D´Oeuvres

Tartare de kani com Pepino
Tortinhas de funghi secchi e parmesão
Tortinhas de conft de cebolas e castanha de caju
Gratin de queijo brie com Geléia de Pimenta
Remoulade de peixe e coco em banana da terra
Camarão empanado no coco com salsa de abacaxi


Jantar

Salada Verde com lâminas de manga
Filet mignon com molho de ostra e pimenta verde
Melange de arroz selvagem, alho poró e pinoli tostado
Aspargos verdes, ciboulettes e baby carrots na manteiga


Sobremesas

Sorvete de crocante
Mousse de Maracujá
Pavê bombom

Bebibas

Whisky
Vinho branco e tinto
Refrigerantes
Água
Cerveja

Chás, café e licores.


Como diz o Jayme Serva, dito assim parece à toa. Estava tudo lindo! Talheres de prata, louça de uma elegância ímpar, os pratos todos com apresentação impecável. Só tendo cravado os dentes no filet mignon derretendo de macio, provado as tortinhas de massa quentinha e crocante (diz que só o confit de cebola leva duas horas de fogo), CHAFURDADO nos camarões IMENSOS com salsa de abacaxi... pra saber. Como pecado não tem limite, depois ainda veio o tal sorvete de crocante.... com uma textura inexplicável, feito à mão pela Lu, com crocante feito em casa....

Acho que no céu o cardápio deve ser assim.

quarta-feira, julho 5

A Visita

Era uma pessoa de quem ela gostava. Sabe aquelas pessoas com quem a gente simpatiza, e sabe que simpatizam com a gente?
Fazia um tempo que não se viam. Por isso, quando ela soube que a outra estava doente, a informação acabou ficando perdida nos meandros de sua mente.

Então naquele dia o telefone tocou. Uma outra amiga pintou o quadro e deu o sábio, maravilhoso, inacreditável conselho: Vá vê-la.

E então ela foi. Não esperou nem meia hora. Simplesmente foi.

Quando chegou lá, viu a ex companheira de trabalho, os mesmos óculos, o mesmo sorriso, deitada numa cama, respirando com dificuldade, muito muito cansada. Quando ela entrou no quarto, os olhos claros a olharam seriamente, e a fala, pausada como sempre, quase didática, saiu entrecortada pela respiração trabalhosa: "Eu estou boquiaberta. Eu jamais, ja-mais, esperaria ver você aqui."

Ela se inclinou, e beijou a testa tão branquinha: por que não?

A resposta não veio, veio outra coisa no lugar: Acho que de todas as visitas surpreendetes que recebi nesse hospital, essa foi a mais gostosa. Eu jamais imaginei que você viesse. E depois, virando-se para a mãe: mãe, a Andreinha faz aniversário dia 26 de setembro.

Então foi isso. A lembrança da data do aniversário, a satisfação genuína pela visita, a conversa deliciosa das mazelas que enfrentavam no trabalho.

Minutos mais tarde, foi a conversa com a mãe no corredor, a lágrima que caiu teimosa, e a consciência do precioso tempo, tão caro agora segundo o médico.

Voltando do hospital, as lágrimas jorrando, uma única lição: Nesta porcaria de vida, a gente tem OBRIGAÇÃO de estar perto das pessoas que gostam da gente.

segunda-feira, julho 3

Hexa

Considerações finais sobre a Copa:

1 - Seis estrelas, pra essa seleção, só nos hotéis.

2 - Numa empresa, a responsabilidade sobre um mau trabalho não é do mau funcionário, mas do mau chefe que o colocou ali. Na seleção não é diferente.

3 - Roberto Carlos anunciou que "foi o último jogo dele pela Seleção". Acho que se referia à partida contra Gana.

4 - Cafu diz que "só perdemos um jogo". Fosse isso, tava bom. Perderam foi a vergonha.

5 - "Eles são humanos, têm direito de errar". Não. Não têm. Assim como o médico não tem o direito de esquecer um bisturi no paciente, um jogador de seleção não tem o direito de andar pelo campo, não dividir bola, abaixar pra ajeitar a meia na cobrança de falta. Esse é o trabalho deles, são pagos em demasia pra fazer o que não fizeram.

6 - Seu Parreira disse que "O Ronaldinho vai continuar sendo o Ronaldinho". Desde que não esteja sob o comando dele, que quer a todo custo que o Ronaldinho seja sei lá quem.

7 - "Não é nenhuma desonra, chegamos às quartas de final". OOHH! Ganhamos do Japão, da Australia, da Croacia, de Gana. OHHH! Nossa estrelada seleção ganhou dessas quatro que, somadas, não custam metade do que custa a nossa.

8 - Tô com o Bial. "Não estávamos preparados para perder", disse seu Parreira. Isso não é despreparo, é arrogância.

9 - "Ainda bem que acabou, assim o povo trabalha". ALGUÈM TEM QUE FAZER O QUE É PAGO PRA FAZER NÃO?

10 - O time da França é mesmo muito ruim. Fosse melhorzinho, tinha dado de 5.

Pra ficar legal mesmo, só falta alguém engatar aquele discurso setentista dos "campeões morais".... ara faça-me o favor.