sexta-feira, junho 26

Tck, Tck, Tck

tck

Kofi Anan, ex-secretário geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz fez uma palestra hoje de manhã a que eu tive a imensa sorte de assistir. Ele lançou hoje em Cannes, em parceria com o Grupo Havas e Bob Geldof a campanha Tck Tck Tck -  Campaign for Climate Justice.

Quando li o título no programa do Festival, não entendi direito o que viria a ser ‘justiça no clima’ – mas depois de três frases de Kofi Anan na Palestra de hoje de manhà nao foi difícil. A equação é simples: os países mais ricos são os que mais contribuem para o aquecimento global, mas é justamente nos países mais pobres que as consequências do aquecimento são mais percebidas. Catastróficas de verdade.

Ele é muito polido, muito educado, mas muito muito comprometido. Depois dele veio o CEO Global do grupo Havas e apresentou a campanha, genial, open-source, para que todo mundo possa participar. O objetivo é criar uma grande pressão política sobre os líderes que vão se reunir em Copenhagen em Dezembro para discutir medidas que parem o aquecimento global e evitar que se repita o papelão de Kyoto, quando nego fez xixi na arvrinha.

O Conceito da Campanha é poderoso: TIC TIC TIC-  um relógio que nào para, muito acelerado. Se nào fizermos alguma coisa AGORA, em 40 anos o mundo vai estar um lugar MUITO perigoso.

Depois dele, veio Bob Geldoff. E deu a porrada monumental que deixou toda a platéia do Palais du Festival atônita, muda, muito comovida, e em pé, aplaudindo por 10 minutos quando ele terminou.

“Cut the crap -  spare me the changing the light bulbs to some shit that is more environmentally friendly. This is pure politics. This is serious stuff”. A história é simples. Ou todo mundo faz uma puta pressão pros líderes em Copenhagem se comprometerem de verdade, ou como ele mesmo disse, em 40 anos nào vai mais haver Cannes -  terá sido engolida pelo mar, cujo nível nào para de subir.

Há paises inteiros na África sob o risco de extinção. Sim amigos, seres humanos serão extintos, idiomas e culturas inteiras vão desaparecer da face da Terra.

 

A menos que cada um nós de conscientize e se comprometa de verdade.

O símbolo dessa campanha é uma corrente com duas medalhinhas, como a do exército americano. Você pode comprar pelo site. O Midnight Oil reescreveu a letra de “Beds Are Burning” e este será o tema, que poderá ser baixado da internet GRATUITAMENTE. Cada donwload funcionará como uma assinatura simbólica numa petição global para fazer Copenhagen não ser a vergonha que foi Kioto.

Essas cobiçadas medalhinhas foram distribuídas na saída do Palais, disputadas a tapa pelos presentes. Eu queria muito uma, entào me meti na aglomeração, pisaram no meu pé, foi um inferno. Mas consegui a minha. depois, não conseguia parar de pensar em uma única pessoa, que entre todas que eu conheço, a usaria com propriedade, que defenderia a causa, pra quem ela faria um imenso sentido. Então me meti na aglomeração de novo, tomei uns empurrões, mais um pisão, mas valeu a pena: consegui a outra.

 

Mauro, tô levando a sua, tá?

terça-feira, junho 23

Outra Vez, Côte D’Azur!

 

E o tempo é MUITO curto. Então vou economizar as mil palavras, e aqui estào umas fotos dessa semana em que o Festival de Cannes e eventos muito, mas muito bem escolhidos para um seletíssimo grupo não têm me deixado dormir nem nada.

Bisou!

 

 P1040131P1040165 P1040142

P1040209  P1040187 P1040246