segunda-feira, agosto 29

Desculpe ter ouvido, mas...




... não pude evitar.

Estou sozinha no restaurante, sentada a uma distância mínima de dois homens que estão na mesa ao lado, um deles um vozeirão, dolby stereo surround.

- Zé, tu não acredita como aquela mulher é SUAVE.

Ele dizia SUAVE assim, como que sublinhando. SUAVE.

E o Zé lá, balançando a cabeça, meio constrangido pela inédita adjetivação.

O amigo do Zé continuava:

- Sabe quando uma mulher é SUAVE? Ela é. SUAVE. Ela é de uma SUAVIDADE... Sabe quando a pessoa anda E NÃO FAZ BARULHO? Ela NÃO FAZ BARULHO ZÉ. Essa coisa de fazer barulho quando anda é coisa de gente mundana, faz barulho com o pé pra estar muito na Terra, sabe? Ela não! Ela não anda, levita!

O Zé tomou um gole de água, eu tomei outro. Pensei em botar fones de ouvido, estava me sentindo muito desconfortável com aquela proximidade toda. Depois da água, pensei que se o amigo do Zé quisesse mesmo ser discreto, falaria baixinho no ouvido do Zé, e não alto no meu.
Ele continuava:

- Ajudei a tirar a mala dela da esteira e ela NÃO AGRADECEU. Ela apenas SORRIU. E aquele sorriso era o PARAÍSO, Zé. Que mulher suave! Sabe, Zé, quando a mulher apenas Sorri?

O Zé sabia. Pediram a conta, o Zé pagou ( o outro mencionou qualquer coisa sobre ter perdido o cartão na volta do Japão) e foram.

Eu fiquei, pensando na narrativa daquele homem que não era suave, por certo, mas que tinha toda uma delicadeza que ele próprio desconhecia.

E no Zé, claro, completamente desconfortável com todo o discurso. Pela interação durante a conversa, estou convencida de que o Zé saiu de lá com a pulga atrás da orelha. Acostumado que estava a ouvir que uma mulher era ou não gostosa, aquela coisa toda de suave deve tê-lo deixado mesmo surpreso.

7 comentários:

Zagaia disse...

O que importa se ela era gostosa? Ela era SUAVE e isso bastava!! EU AMEI ESSA HISTÓRIA!! O máximo, saber que tem gente que só olha pra suavidade, mesmo sendo um bronco... o mundo tem jeito!!

Cláudia disse...

Ai que delícia ser chamada de suave... coisa mais linda e apaixonante!

Lala disse...

Não é? Acho que ele próprio não se dava conta do que estava falando... e o Zé muito menos!

Ana Téjo disse...

Ei! Eu também queria ser "suave"! Será que alguém neste mundo já me achou "suave"? I'd love that! Nunca mais agradeço quando pegarem minhas malas. E vou trocar todos os meus sapatos por modelos com sola de borracha!

JU...

Cláudia disse...

De suave não me chamaram não, Ju, mas de doce já... não é uma delícia?!

Ué, alguém algum dia já pegou suas malas na esteira assim, de graça, em Congonhas na volta do feriadão? Um desconhecido? Do jeito que as coisas andam, capaz era de dar uma bolsada nele, achando que era um ladrão querendo surrupiar minha bagagem.

Lala disse...

Eu já fui chamada de suave, tanananan...

Anônimo disse...

Suave é a noite estrelada, uma música, a brisa da tarde na beira do mar, um vinho.

Mulher não, mulher não é suave, mulher só é.