quarta-feira, maio 3

Curriculum Vitae

Ellen Gracie Northfleet

Ellen Gracie Northfleet, natural do Rio de Janeiro, RJ; Ministra do Supremo Tribunal Federal, desde 2000, sendo a primeira e até então única mulher a integrar esta corte, e Ministra do Tribunal Superior Eleitoral desde 2001; graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970); pós-graduada, em nível de especialização, em Antropologia Social pela mesma Universidade (1982).

Exerceu a advocacia liberal, integrou o Conselho Seccional da OAB/RS; foi Diretora-fundadora da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (1986-1987), sendo eleita Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do RS (1988).

Membro do Ministério Público Federal (1973-1989); integrou a composição original do TRF/4ª Região, em vaga destinada ao quinto constitucional; participou da Comissão elaboradora do Regimento Interno da Corte (1989); representou a Justiça Federal perante o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (1990-1991); presidiu a Comissão de Estudos e Cursos da Casa (1992-1994) e, nessa condição participou da Comissão Permanente de Magistrados do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (1993-1994); eleita pelo Plenário do Tribunal para compor o seu Conselho de Administração (1994); exerceu na mesma Corte, por biênios sucessivos, a Vice-Presidência (1995-1997) e a Presidência (1997-1999). Presidente da 1ª Turma do TRF/4ª (1999-2000).

Em 14 de dezembro de 2000 foi empossada no cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal; compôs a Comissão Permanente de Regimento (2001/2002) e integra a Comissão Permanente de Documentação do mesmo Tribunal (2002); atuou no Tribunal Superior Eleitoral primeiro como Ministra Substituta (fevereiro a junho/2001) e, foi, após, eleita por seus pares do STF, na condição de membro efetivo daquela Corte, para o biênio (junho/2001-junho/2003).

Mediante ofício expedido pelo Supremo Tribunal Federal, foi reconduzida como Ministra efetiva por mais um biênio (junho/2003-junho/2005), tendo assumido a Vice-Presidência para o biênio (fevereiro/2003-fevereiro/2005).

Professora de Direito Constitucional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (licenciada). Presidente-fundadora da Associação de Diplomadas Universitárias do Rio Grande do Sul. Bolsista da Fundação Fullbright - EUA (Hubert H. Humphrey Fellowship Program) (1991-1992), com dedicação ao tema “Administração da Justiça”. Membro fundadora do Conselho Consultivo da GLIN - Global Legal Information Network. Jurista em Residência da Biblioteca do Congresso dos EUA (1992).


Com a visita de Lula e José de Alencar à Argentina, amanhã, Ellen Gracie assume a Presidência da República. Será a primeira vez na história do Brasil em que aquela cadeira será ocupada por uma mulher.

E a primeira vez, em um bom tempo, em que ela será ocupada por uma pessoa com tantos predicados.

7 comentários:

Cláudia disse...

ai que orgulho da nossa classe feminina!!!

Anônimo disse...

fico muito feliz em vê-la 'LÁ'...
como advogada e cidadã. beijos, vivi

Anônimo disse...

Claro que vai, por que não iria (auele coque Evita Peron é coisa de salão)? Não é excludente ser bela e competente, e ela é bem isso. Durante a aprovação do nome pelo Senado, algumas pérolas: um senador disse que aprovava seu nome e que sabia bem o que fazia pois conhecia a fundo as mulheres, por ser...ginecologista! O outro aprovou porque ela era bonita...Bleargh!
Bjs. Rosana.

Cláudia disse...

Também acho que ali rola um salão, senão ela ir ter os cabelos brancos e não naquele tom.
Ela tem mesmo um jeitão de Evita Peron...
Sem comentários, a coisa no Congresso tá cada vez pior!

Cláudia disse...

NEGUINHA NÃO TEM MAIS TEMPO DE ATUALIZAR O BLOG NÉ?

Zagaia disse...

Viva a Ellen Gracie!!

Anônimo disse...

L.França

Nunca pensei que fosse viver pra ver uma mulher que enchesse os olhos e o coração. Linda, fina, educada e muito inteligente, é pra ser o orgulho de poder judiciário. Está sim, seria a mulher que o Brasil precisa para Presidente.