segunda-feira, outubro 15

Criando uma cidade sensacional





Você não tem idéia de como é uma cidade sensacional? Feche os olhos, vamos montá-la aí na sua cabeça.


Pegue uma cidade grande, com ares de Nova Iorque por vezes. Pode ser NY, pode ser Boston, pode ser Chicago... Agora diminua um pouco o tamanho, tire o trânsito e aquela coisa frenética que as grandes cidades do hemisfério norte têm.


Agora some a isso um cenário natural abençoado, com mar, florestas e montanhas com a tampinha coberta de neve.


Cabe mais coisa? Sim! Pegue essa pintura e coloque floreiras em todas as calçadas, e remova absolutamente todo o lixo que encontrar pelas ruas. Sim, sabemos que é muito traballho recolher as folhas secas, amarelas ou avermelhadas, que caem das árvores no outono, então vamos deixar algumas lá, só pra colorir.


Agora precisamos definir uma dinâmica pra essa cidade que você está criando. Vamos definir que as pessoas vão trabalhar das nove às cinco. Que elas sairão do trabalho às cinco e dez, cinco e vinte no máximo. Que isso vai gerar um congestionamento, e que esse congestionamento vai durar, digamos, quize ou vinte minutos, de modo que quando forem seis horas, grande parte da população estará em casa, ou já terá passado em casa pra deixar o carro e vestir os tênis, e estará correndo, caminhando, andando de bicicleta ou velejando.


Imagine que sete horas não haverá ninguém nas ruas. Que a esta hora, as pessoas estarão jantando com suas famílias ou terminando um passeio no adorável parque da Cidade, coberto pelas folhas avermelhadas do outono.


Imagine que um dos principais aborrecimentos cotidianos da população sejam os malditos cocôs das gaivotas, nos carros, nas calçadas, nas roupas da gente.


Imaginou?


Compra uma passagem. Vancouver é assim mesmo.


3 comentários:

MH disse...

Eita, mal comecei a ler e já pensei em Vancouver... é a perfeição urbana, né? Não vi como ficou depois do que aconteceu no Stanley Park no ano passado, mas a cidade é fantástica!! Praia, montanha, cidade, ruazinhas comerciais deliciosas, cafés, gente simpática, tudo muito bom!

Anônimo disse...

Primeiro mundo fofa....

Anônimo disse...

Que sonho!
GE