sexta-feira, junho 26

Tck, Tck, Tck

tck

Kofi Anan, ex-secretário geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz fez uma palestra hoje de manhã a que eu tive a imensa sorte de assistir. Ele lançou hoje em Cannes, em parceria com o Grupo Havas e Bob Geldof a campanha Tck Tck Tck -  Campaign for Climate Justice.

Quando li o título no programa do Festival, não entendi direito o que viria a ser ‘justiça no clima’ – mas depois de três frases de Kofi Anan na Palestra de hoje de manhà nao foi difícil. A equação é simples: os países mais ricos são os que mais contribuem para o aquecimento global, mas é justamente nos países mais pobres que as consequências do aquecimento são mais percebidas. Catastróficas de verdade.

Ele é muito polido, muito educado, mas muito muito comprometido. Depois dele veio o CEO Global do grupo Havas e apresentou a campanha, genial, open-source, para que todo mundo possa participar. O objetivo é criar uma grande pressão política sobre os líderes que vão se reunir em Copenhagen em Dezembro para discutir medidas que parem o aquecimento global e evitar que se repita o papelão de Kyoto, quando nego fez xixi na arvrinha.

O Conceito da Campanha é poderoso: TIC TIC TIC-  um relógio que nào para, muito acelerado. Se nào fizermos alguma coisa AGORA, em 40 anos o mundo vai estar um lugar MUITO perigoso.

Depois dele, veio Bob Geldoff. E deu a porrada monumental que deixou toda a platéia do Palais du Festival atônita, muda, muito comovida, e em pé, aplaudindo por 10 minutos quando ele terminou.

“Cut the crap -  spare me the changing the light bulbs to some shit that is more environmentally friendly. This is pure politics. This is serious stuff”. A história é simples. Ou todo mundo faz uma puta pressão pros líderes em Copenhagem se comprometerem de verdade, ou como ele mesmo disse, em 40 anos nào vai mais haver Cannes -  terá sido engolida pelo mar, cujo nível nào para de subir.

Há paises inteiros na África sob o risco de extinção. Sim amigos, seres humanos serão extintos, idiomas e culturas inteiras vão desaparecer da face da Terra.

 

A menos que cada um nós de conscientize e se comprometa de verdade.

O símbolo dessa campanha é uma corrente com duas medalhinhas, como a do exército americano. Você pode comprar pelo site. O Midnight Oil reescreveu a letra de “Beds Are Burning” e este será o tema, que poderá ser baixado da internet GRATUITAMENTE. Cada donwload funcionará como uma assinatura simbólica numa petição global para fazer Copenhagen não ser a vergonha que foi Kioto.

Essas cobiçadas medalhinhas foram distribuídas na saída do Palais, disputadas a tapa pelos presentes. Eu queria muito uma, entào me meti na aglomeração, pisaram no meu pé, foi um inferno. Mas consegui a minha. depois, não conseguia parar de pensar em uma única pessoa, que entre todas que eu conheço, a usaria com propriedade, que defenderia a causa, pra quem ela faria um imenso sentido. Então me meti na aglomeração de novo, tomei uns empurrões, mais um pisão, mas valeu a pena: consegui a outra.

 

Mauro, tô levando a sua, tá?

7 comentários:

Cláudia disse...

Tem toda razão, se há alguém que merece ter umas plaquinhas dessas é o Dindo Sustentável!
Já tô sabendo que até chorou...
beijinhos, você é mesmo uma fofa!

Adri Brier disse...

Lala! Esse texto me deixou mal de verdade, juro. A gente aqui tenta fazer umas coisas, mas parece tão pequenininho quando a gente vê essas pessoas totalmente comprometidas, acho isso o MAXIMO e morro de inveja de quem pode e faz uma campanha dessas! Vou ser obrigada a comprar essa plaquinha e com certeza despejar o conteudo da campanha no meu site. Vou ficar feliz já se 1 pessoa apenas ler e fizer alguma coisa. Obrigada por compartilhar a experiencia, amei. Beijos

Luciana disse...

Posso desvirtuar um pouco da causa e pedir a medalhinha APENAS EMPRESTADA para mandar fazer 3 delas: Uma com nome ALICE, outra GABRIELA e outra PEDRO.
Junto aos nomes teremos as infos: data de nascimento, local, hora, peso, etc.

Tentei exaustivamente comprar uma para pedir a reproducao e nada.

Podi?
Parabens pela oportunidade na palestra e, claro, por ter trazido uma corrente A PESSOA!
bjus

Luciana disse...

Voltei para dizer que COMPREI A MINHA! Nao so feliz em fazer parte de uma campanha como essa, como mais ainda por ter um modelito de medalhinhas que farei para colocar o nome da imensa populacao la de casa!

Ou seja, carrego a medalhinha com nome deles, cuja inspiracao veio de uma causa pra la de seria e pensando principalmente neles!

;c)

Mauro, dindo sustentável disse...

Lala querida!!!!!!!!!!!!!

O que posso dizer??
Que linda que você é!! Não sei se chorei mais pela lembrança ou por sentir a mobilização através do seu texto megaplus bem escrito!!

Acredito que todos nós podemos fazer algo na nossa via pessoal, social, profissional. Mobilizar pessoas, conscientizar, multiplicar informações, mudar o mundo a partir de si mesmo e dos próximos. No meu trabalho o retorno tem sido lindo, e crescendo. Até comprei 5 medalhinhas para distribuir nos próximos cursos. E vou contar, e recontar essa história, claro!!! Beijão, não vejo a hora de te encher de beijos e abraços e colocar a medalha no pescoço!!!!

Lala disse...

Clau: Dindo mesmo sustentável, não é?
Lu: que bom que você comprou a medalhinha! Compre mesmo e spread the word!!
Dri: Obrigada pela adesão! Mobilize mesmo. Você e suas lentes mágicas têm esse poder!
Dindo: Também não vejo a hora de ver a medalha em você!!!

Beijos!

Anônimo disse...

Déa, primeiramente quero dizer que estou com muitas saudades e sempre me lembro de você!
Hoje parei um pouco para ler o seu blog e me deparei com este texto maravilhoso e com esta notícia super importante. Você sempre nos surpreende!
Vou entrar no site para comprar a minha medalhinhas.
Um grande beijo,