quinta-feira, fevereiro 2

Tolerância e Meio Ponto




Sempre fui boa aluna. Boa só, não. Era outstanding. Presidente do Grêmio da escola e tudo mais.
Além disso, sempre tive facilidade com idiomas, e adorava as aulas de inglês.

Muito bem. Tive a mesma professora, Mrs. Susana, durante muitos anos. E tirava 9,5, sempre. Quando era 9,75, ela arredondava pra 9,5.

Eu perseguia o 10, mas ele não vinha nunca. Tinha 14 anos quando achei que a resposta que faltava pro meu 10 estava correta, e fui lá falar com ela. Ela olhou a prova de má vontade, torceu o nariz e decretou: "Isso é chatice de aluno, Andrea. DEZ, nem a professora...".

Fiquei magoadíssima. Ela estava me dizendo com todas as letras que o 10 que eu perseguia era impossível, que além de tudo eu era uma chata e que ela tinha mais o que fazer além de aguentar chatice de aluno.

Na semana seguinte, fui de novo falar com ela, levando uma pergunta: "Professora, se eu tivesse tirado 5,5 o ano todo, a senhora seria capaz de me dar meio ponto agora pra fechar a média e passar de ano?". Ela disse que daria. Então perguntei pra ela por que um aluno que tira 5,5 o ano todo merecia mais aquele meio ponto do que eu que tinha tirado 9,5 o ano todo.

Ela então me deu o meio ponto (0,25 na verdade) e eu fiquei com meu 10.

Só que isso acontece o tempo todo. É o filho que nunca faz nada, e tem seus pequenos movimentos festejados pelo pai, em detrimento do outro filho que sempre faz tudo. É a tolerância demais com quem nunca faz e a tolerância de menos com quem se rala. São as pequenas indulgências sempre postas na cesta errada.

E você, pra quem daria meio ponto hoje?

14 comentários:

Cláudia disse...

Lala, eu tenho só uma filha, mas acho natural que pais que têm dois filhos ou mais terem suas preferencias. É uma questão de afinidade, e acho que nossas mães podem falar sobre isso.
Só que, quando os filhos são um menino e uma menina, a menina é sempre mais cobrada, e o menino sempre tem chance de ser mais solto e menos exigido.
Outro dia estressei com uma amiga por conta disso, pq a filha que só tira 10 é punida quando vem com um 9 e o irmão, que é vagaba declarado, tem a maior festa quando chega em casa com um 6.
É uma amostragem particular, entre famílias que conheço.
Tão injusta quanto à sua professora que seria capaz de premiar o medíocre do 5,5 e ofender a brilhante do 9,75.

Anônimo disse...

AAAAAAAAAA!
Identificação total!
Aí a gente cresce, não frequenta mais escola, mas em casa continuam batendo palmas pelas migalhas dos menos esforçados. E eu ainda corro o risco de perder um ponto inteiro se reclamar... quem mandou ser filha mais velha, hein! (bem feito para nós... hehehe)
Beijo!

Lala disse...

Clau: é duro mesmo... e é fato. Não necessariamente associada ao sexo, a diferença paira....

Moska: por isso é bom virar gente grande. A gente se liberta das notas. Aprende inglês porque quer, porque amplia horizontes, e não mais pra tirar nota.

Beijos lindas

Anônimo disse...

Lala,

Meus irmãos (inclusive a Marystela) sempre foram muito inteligentes. Eles NUNCA se quer sentaram para estudar para alguma prova ou vestibular federal ( no qual meu irmão passou). Eu, particularmente, sempre tive que estudar. Estudava duas semanas antes da tal prova. Minha mãe, como nos conhece muito bem, sempre me cobrou. E a cobrança dela eu só vim compreender agora, depois de “velha”. O fato é que eu sempre fui muito insegura e muito exigente comigo mesmo. O resultado da cobrança dela vinha de uma “preocupação” e de uma responsabilidade que eu mesma depositei nela, entende? Meus irmãos nunca demonstraram desespero ou coisa e tal. Sempre deram conta. Eu já ficava louca, já chorei por achar que não daria tempo de entregar o tal trabalho e tal...e por ai vai. A cobrança dela era mais pra me ajudar, tipo, não deixar eu ficar mal....Qdo eu vinha com uma nota 8,8 por exemplo, ela sabia que eu não estava satisfeita e ela virava e falava que eu precisava melhorar.
Assim como você, sempre fui bem em uma matéria. A tal Biologia. Todas as provas eram 9,5 ou 9,8....as vezes o erro era mais colocação do o tal falta deconhecimento ou esquecimento. E uma vez tbm perguntei. A prof me disse que é falta de ética dá nota máxima ao aluno que já demonstra domínio sobre o assunto. No nosso caso, entende???
O aluno 5,5 ele está ali para passar de ano ou de período. O aluno 5,5 especificamente de uma matéria é aquele que não se interessa e não faz questão de aprender. Coisa que hj em dia não é certo.Uma vez respondi um professor de literatura que não precisava da matéria dele para passar de ano (eu era 1º ano), chegou no integrado para o vestibular, tive que ler todos os livros e aprender de tudo de literatura em apenas 10 meses, isso foi um aprendizado e tanto. E ainda um outro professor me orientou, que qdo se entra numa facul, vc já entra com 10 e dali pra frente vc só vai caindo e o esforço de continuar dominando é para se manter, sabe?

Nossa! Quase um post...hehehehe

Abraços

Mary (irmã da marystela). Já havia me identificado uma outra vez.....

Luciana disse...

caríssima cumadi, meu meio ponto de hoje vai MERECIDAMENTE para aquele cara que faz um monte e eu sempre acho que ainda falta um pouco mais paraa o meio ponto.
"BELEZA, ESSE MEIO PONTO É SEU!".

bjs e obrigada pelo post.
:c)

Ana Téjo disse...

Querida,
Eu sou anti condescendência. Sou alérgica a condescendência. Não suporto gente condescendente.
Mas também não suporto injustiça, como a dessa sua professora, por exemplo. Têm gente assim aos montes por aí. É a famosa trupe do "dez, só Deus". Eles estão espalhados por todas as áreas da vida. E quanto mais altos forem os nossos standards, mais vulnerável a gente é a pessoas desse tipo.
It sucks!
Beijão,
JU...

Lala disse...

Mary: Obrigada pelo post! volte sempre por favor.... quanto à sua professora, falta de ética é dizer uma barbaridade dessas pra um aluno.

Lu: QUE LINDOOOOO!!! QUE ORGUIOOOO!!!!

Ju: não seria maravilhoso um professor dizer pra uma criança "sua prova foi 9,5 mas você merece um 10"?

beijocas!

Dri disse...

*nó na garganta*
Taí uma coisa que nunca vou entender.
Aqui em casa sempre foi assim.
Eu estudando feito uma condenada (para compensar os milhares de quilos a mais) e meu irmão (mais novo, a propósito) escondendo as lições de casa atrás dos móveis e falsificando a assinatura dos meus pais na agenda. Voltava para casa com um 9,5, 9 na prova e ele exibia uma nota 6 que ia parar na geladeira, milhares de ímãs a segurar o teste. Revoltada, cheguei a questionar minha mãe sobre o motivo daquela palhaçada toda por mais de uma vez.
"Aaaah, Adriana, você não fez mais do que sua obrigação. Você é ESFORÇADA, o Gustavo é INTELIGENTE. Ele não estudou nada e tirou seis!"
Way to go, Mom!
Foi sempre assim e agora, que minha mãe infelizmente já não está mais aqui, vovó assumiu seu lugar.
Fui alçada ao posto de "filha de casa", contra minha vontade, claro. Gustavo, AKA "Monarca", não faz nadica de nada. Quando muito compra pão na padaria para o almoço de domingo. Não preciso nem dizer que é a megera e quem é o fofo da casa...
Mas o que mais me incomoda meeeeesmo não é a falta do meio ponto e sim quantas vezes eu dou a outra face em busca dele.

Lala disse...

Dri
Pensemos pelo lado positivo: nó na garganta ou não nó na garganta, acabamos sendo pessoas MAIS PREPARADAS para uma vida mais NOSSA...

Tô muito, muito feliz com teu regresso!

Beijo

Anônimo disse...

Lala,
Apesar de sem noção(pra quê escrever tanto só pra dizer que a irmãzinha mais velha era muito inteligente, mesmo não estudando?), a Mary também é muito ingênua, tadinha!!!
Na verdade eu era mais esperta do que inteligente. Ao invés de ficar horas no quarto estudando, lendo apostilas e decorando as matérias, eu preparava uma "super cola" e pronto.
Sempre gostei das falcatruas de colégio. Além se ser divertidas, tinha aquela adrenalina e no final acabava aprendendo e me dando bem do mesmo jeito...heheheheheh!!!
Ai que saudades!!!!
BJUS!!!

Anônimo disse...

correção: SEREM*
obs: odeio quando escrevo uma palavra errada e só percebo depois que publico (principalmente verbos). heheheh!!!

Zagaia disse...

Posso falar? Sempre tive esse tipo de pensamento em casa, essa separação descriminada quase deslavada em relação a umas coisas. Mas de uns tempos pra cá, depois que uma barreira enorme foi derrubada entre eu e os meus irmãos, eu pude perceber que eles tb tinham a mesma visão demim em relação a outras preferencias. Cada um smpre analisa e sempre vai analisar as coisas pelo seu ponto de vista! Até quem nos orienta não está livre disso... Temos é que fazer a nossa parte e achar que está bom pela gente mesmo!
Respondendo então a sua pergunta, eu daria mais meio ponto pra mim então, pq na boa, eu ando merecendo... Bjo nega!

Anônimo disse...

É foda ser fodona.

Lala disse...

Ou fodida, Re...