quarta-feira, julho 5

A Visita

Era uma pessoa de quem ela gostava. Sabe aquelas pessoas com quem a gente simpatiza, e sabe que simpatizam com a gente?
Fazia um tempo que não se viam. Por isso, quando ela soube que a outra estava doente, a informação acabou ficando perdida nos meandros de sua mente.

Então naquele dia o telefone tocou. Uma outra amiga pintou o quadro e deu o sábio, maravilhoso, inacreditável conselho: Vá vê-la.

E então ela foi. Não esperou nem meia hora. Simplesmente foi.

Quando chegou lá, viu a ex companheira de trabalho, os mesmos óculos, o mesmo sorriso, deitada numa cama, respirando com dificuldade, muito muito cansada. Quando ela entrou no quarto, os olhos claros a olharam seriamente, e a fala, pausada como sempre, quase didática, saiu entrecortada pela respiração trabalhosa: "Eu estou boquiaberta. Eu jamais, ja-mais, esperaria ver você aqui."

Ela se inclinou, e beijou a testa tão branquinha: por que não?

A resposta não veio, veio outra coisa no lugar: Acho que de todas as visitas surpreendetes que recebi nesse hospital, essa foi a mais gostosa. Eu jamais imaginei que você viesse. E depois, virando-se para a mãe: mãe, a Andreinha faz aniversário dia 26 de setembro.

Então foi isso. A lembrança da data do aniversário, a satisfação genuína pela visita, a conversa deliciosa das mazelas que enfrentavam no trabalho.

Minutos mais tarde, foi a conversa com a mãe no corredor, a lágrima que caiu teimosa, e a consciência do precioso tempo, tão caro agora segundo o médico.

Voltando do hospital, as lágrimas jorrando, uma única lição: Nesta porcaria de vida, a gente tem OBRIGAÇÃO de estar perto das pessoas que gostam da gente.

6 comentários:

Cláudia disse...

Tem mesmo.
Se esforçar para encontrá-las, para saber sempre notícias, para não deixar que se percam na correria do dia-a-dia desse mundo de meudeusdocéu.
Porque às vezes a gente não tem nem tempo de se despedir e de dar o último beijinho, trocar as últimas palavras, fazer o último carinho.

Anônimo disse...

Poxa...
Que situação.
E vc tem toda a razão. às vezes, com o ritmo da vida, deixamos de lado coisas simples que enchem o coração da gente.
Esperemos que ela se recupere.
Bjs.

mc disse...

Você tem total razão. Pena que na maioria das vezes a gente só perceba isso quando a coisa aperta... Mas é sempre bom lembrar disso.
bjs

Anônimo disse...

Cheguei aqui por indicação da Dri. E como ela tem sempre razão quando me apresenta coisas boas, adorei tudo o que li! Te coloquei nos meus links, ok?
Beijos

Ana Téjo disse...

Até porque é muito mais fácil perder do que encontrar, né?
A gente se vê, querida. Ainda com mais certeza depois desse post tão lindo.

Anônimo disse...

;O)
Ainda bem que temos internet, messenger, blogs, telefone... com poucas palavras a gente mantém o sentimento acolhedor por aqueles que amamos e tanto sentimos falta.
Esteja sempre presente!
Post lindo... emocionante.
Fica a saudade de nós que estamos aqui e daqueles que estão um pouquinho mais longe, nem que seja no coração e no pensamento.
Beijocas com carinho...