sexta-feira, janeiro 19

Guia de Sobrevivência dos Gordos em Dietas

Para Gastón


Fazer dieta não é fácil. É mais difícil ainda se você está de fato acima do peso (e não só uns graminhas, como uns e outros por aí).

Já começa que ser gordo não é fácil. Tempos e tempos atrás fiz um post sobre isso, chamado "Bacons: a última fronteira", porque eu acredito que a obesidade seja a última fronteira do preconceito. Todo mundo se acha no direito de te apontar o dedo, sugerir dietas e nutricionistas, e por aí vai.

Vamos nos armar companheiros! E vamos estar prontos para as batalhas! Eu colecionei algumas dicas ao longo da vida. Vamos lá:

1 - Não diga pra ninguém que está de dieta

Fazer dieta e dizer que está fazendo é colocar a bunda na janela. Todo mundo acha que pode controlar o que você come. Se você toma um cafezinho, já tem algum chato inconveniente pra perguntar se "pode café na sua dieta?". Se você beliscar um pãozinho do couvert, ouve na certa um "olha a dieta", e se comer um pedaço de pizza o universo entra em colapso "Pizza engorda que é um veneno". Vão tomar no cu todos. Por isso, é melhor não dizer. Você come o que bem entender sem ninguém te enchendo o saco.
(sim, mas aí vão ficar me oferecendo coisas que eu não posso comer... vão mesmo. Por isso temos a lição número 2).

2 - Você não está de dieta, está com gastrite/ úlcera/ fazendo um tratamento.

Essas coisas as pessoas respeitam, a dieta não. Se alguém te oferecer uma cerveja e você disser "Não, obrigado, estou tomando antibiótico", ninguém insiste. Mas experimente dizer "Não, obrigado, estou de dieta"e veja o que acontece. Doença pode, dieta não. Vai um brigadeirinho? Resposta: Adoraria, mas o médico proibiu. Sorria e olhe para o outro lado.


3 - Você só está de dieta, não está indo para Sobibor.

Esatabeleça suas metas com base na sua realidade, e não na realidade dos saradões e gostosonas da academia. Pergunte a você mesmo por que está fazendo dieta. Por que você quer emagrecer? Dentro da sua resposta e da sua realidade, veja se há algum item "para me punir severamente, para sofrer terrivelmente, para trucidar qualquer fonte de prazer". Se não houver, pergunte a você mesmo o quanto tem vontade de uma coxinha, e o que pode fazer para compensá-la depois (ou antes, é ainda melhor).


4 - Por que você quer emagrecer?


Conheço uma moça que está de dieta por dois motivos: seus pés e joelhos, que como ela diz são uns coitados, já que ninguém merece um fardo tão pesado, e umas coisinhas que viu na vitrine da Fruit de La passion e que não vêm no tamanho dela. Uma outra está de dieta porque quer engravidar e está priorizando saúde na gestaçao, para ela e o bebê.

Não vale a pena emagrecer pra ficar igual à Gisele Bundchen ou porque os homens só gostam das magras. Isso não é verdade. É claro que há homens que só querem uma Barbie de bunda esculpida, e normalmente são os homens que precisam dos outros pra construir (ou melhorar) sua auto imagem (se eu namoro uma gostosa, ninguém vai achar que eu sou um caído). Há também mulheres que só se interessam por um cara se ele tiver barriga de tanquinho. Mesma coisa. Há milhares de homens e mulheres por aí que se apaixonam perdidamente por gordinhos, baixinhos, carecas. Nós sabemos que o ser humano não é o rótulo, e o produto certo muitas vezes vem numa embalagem diferente do que imaginamos.


5 - Faça somente o que foir possível

Se pra você é possível almoçar alface e peito de frango grelhado a semana inteira, muito bem. Se precisa de uma cervejinha (ou um bolo, ou um chocolatinho) de vez em quando, vá com fé. Não sse torture. Você está de dieta pra ser mais feliz!


Beijo, bom final de semana, e boa pizza pra nós!

7 comentários:

Gastón disse...

queridona, por isso que eu fui numa nutricionista. Assim ela fala o que quanto eu posso comer. Se é pizza, chocolate, cerveja, torta... eu posso. Um pouquinho, na hora e dia certos pra isso. Assim não bate desespero e eu não desisto. Tô obstinado :0)

Anônimo disse...

isso me deu uma fomeeee...

beijos.

Anônimo disse...

Entendo esse problema de dieta pelo lado oposto: tem gente que não pode me ver e diz que emagreci, o rosto está mais fino, etc. Mesmo que eu responda que estou pesando a mesmíssima coisa desde sempre, as criaturas insistem. Bom, engordar no rosto só se dormir de cabeça pra baixo, mas quando nego me sinto uma anoréxica com problemas de imagem, porque não convenço.
O cerumano é interessante.
Bjs. Rosana.

Cláudia disse...

é assim mesmo, tem de alegar que é ordem médica, pra ninguém encher o saco e achar que vc é uma pobre coitada que precisa abrir mão do bombom pra caber no biquini.
força aí, amiga! e vamos ver se retomamos a nossa ginacas!

Renatinha disse...

concordo! divulguei que era uma nova e magra mulher e quando na quinta feira que é meu dia de comer doce eu como um alpino, ouço as pessoas dizerem... sabia que não ia durar! Não se esqueçam que agora malho todos os dias.... inclusive sábado e domingo! E perdi 2 meses e 6 kilos.... odeio os magros! bjs

Anônimo disse...

Sou a prova disso tambem!
Fiz dienta com uma nutricionista antes de engravidar e perdi 7 kilos, foi otimo! Mas ouvia em todos os instantes... "vc nao pode comer isto... olha a dieta... vai engordar!!! aiaiaia"
Mas valeu a pena!!!

Ana Téjo disse...

Adendo, com a sua licença.

Para Gastón: E tenha sempre em mente, meu queridinho, que tem gente que ADORA você de todos os jeitos e formatos. Sempre.