sábado, março 10

O Nome das Coisas




Estou no hall do edifício onde trabalho, esperando o elevador, quando o amigo que ia descendo comigo pra almoçar pede um minuto: Vou molhar as plantas, anuncia.


Fico lá sentada esperando que ele "molhe as plantas", e saem mais dois pela porta. Um deles desvia rumo ao banheiro: "vou passar um fax".


É assim que nascem os posts! Esse já veio pronto. Um foi molhar as plantas, outro foi passar um fax, e eu fico me perguntando por que é que as pessoas arrumam essas figuras de liguagem tão criativas para descrever hábitos tão simples do ser humano. Um foi fazer xixi, outro foi fazer cocô.


Hoje em dia ninguém mais faz xixi e cocô. Mijar e cagar então, nem pensar!!!! Eu mesma, para escrever essas duas palavras aqui, fiquei me perguntando se não seria grosseiro. As pessoas passam fax, molham as plantas, pintam porcelana, botam as crianças pra nadar, soltam um barco ou um barro... Mas cocô, que é bom, ninguém faz.


Fazer xixi ainda não saiu de moda completamente. É um ato bem popular, especialmente entre as mulheres. Aliás, tenho um amigo que diz que não entende porque as mulheres não conseguem fazer xixi sem soltar um press release sobre: VOU FAZER XIXI. Ok. Nós fazemos mesmo isso.


Já fazer cocô é um ato reservado às crianças ou aos cachorros. Depois que crescemos, não pega bem. Como se a gente bebesse lavanda e tudo fosse perfumado ou etéreo, inexistente. Passar fax é uma atividade da era digital, e na era digital não há espaço para nada orgânico. Somos imaculadamente limpos, desinfetados e esterilizados. Praticamente umas mamadeiras.


E somos também, vamos combinar, criativos pacas. Botar as crianças pra nadar???

9 comentários:

Cláudia disse...

E quem é que acha neste mundo que "soltar um barro" é mais fino do que fazer cocô???

A Burra Nas Couves disse...

Bem, tens uns apelidos bem mais fortes dessas duas inevitáveis funções excretórias do ser humano. Dependendo do nível cultural e creativo da pessoa. Para urinar, já ouvi: Pôr um fio/Tirar àgua do joelho/Mudar a água às azeitonas. E para defecar: Mandar um email (mais update que passar um fax)/ Afogar o mulato/ E mau gosto dos maus gostos, Libertar o Mandela!!!

Haja creatividade porca, minha nossa senhora!

Anônimo disse...

"Fazer um download..."

Meu preferido: "vou meditar..."

RESTART disse...

cocô: apagar os arquivos temporários... excluir os excluídos... libertar os escravos (algo melhor que soltar o Mandela)... adubar a terra... e outros.

xixi: pintar a parede... orvalho da manhã... esvaziar a 'bixiga'... e outros...

Anônimo disse...

Temos ainda, para qualquer das situações, a frase "vou até a casinha e já volto".

Aliás, criança não faz cocô. Faz "totô". E também não peida. Solta "pum"...

Anônimo disse...

Precisa mesmo dizer o que vai ficar no banheiro (não é fazer porque já está, por assim dizer,pronto)? Não basta dizer (se for necessário) "vou ao banheiro"?
É como escreveu a Fal, que acabei de ler: agora até na televisão as pessoas vão pra dizer que o intestino funciona todo dia "como um reloginho"...

Bjs. Rosana

Cláudia disse...

libertar os escravos para mim foi o melhor de todos!

Anônimo disse...

E cortar o rabo do macaco, conhece não?

Cinara disse...

Cumadi, eu também adorei o "botar as crianças para nadar"! Ótema! Mas pior ainda que anunciar o que vai fazer, seja com que frase for, é uma outra prima que eu tenho, que chama o marido para ver as obras de arte que ela faz... E vice-versa!!!! :oD