quinta-feira, janeiro 10

Coisas que Aprendi com Você



Quando comecei a olhar pra minha vida, percebi logo o quanto você está em mim. Desde muito muito cedo, você sempre foi uma influência muito poderosa, e tem marcas muito profundas na pessoa que hoje eu sou.


E a verdade é que muitas das coisas que eu sei hoje, e até mesmo muitas das coisas que hoje eu sei que não são bem assim, eu aprendi foi com você.


Você me ensinou:


1 - A pintar estátuas.

2 - O que é gomalaca, e também o que é betume.

3 - A gostar de maquiagem. Na sua penteadeira, sempre teve muito mais cosméticos do que na de qualquer outra pessoa que eu conhecesse na minha infância.

4 - A cortar NHOQUE com uma faca sem corte, passada na farinha.

5 - Que não se pode fazer careta pro espelho, porque se dá um reflexo a gente fica com a careta eternizada no rosto.

6 - Idem para fazer caretas no vento. Se bate um vento....

7 - A não dormir de meias, porque dormir de meia "vicia"...

8 - A usar roupa estampada.

9 - A gostar de esmalte vermelho.

10 - Que uma mulher pode ser mais forte que a fome, a miséria, a dor e a doença.

11 - Que usar salto alto não deixa a barriga saltada.

12 - Que é possível desobedecer completamente ordens médicas a vida inteira, e ainda assim ter uma vida longa e feliz.

13 - Ainda sobre médicos, você me ensinou que eles raramente sabem mais do que a gente.

14 - Que é possível driblar a morte - não para sempre, mas pelo menos por MUITO tempo.

15 - Que é possível não ter gerado nenhum filho, e ainda assim ser mãe e avó, e ter toda uma geração de descendentes completamente apaixonados por você.

16 - Que o que a gente leva da vida é a vida que a gente leva.

17 - Que o amor pode derrubar crenças, e que coisas ou atos que a gente classificaria como muito impressionantes ou mórbidos, nem são na verdade quando quem está lá é alguém que você realmente ama.



Que não tem dor maior neste mundo do que se despedir definitivamente de alguém que é tão importante pra você.


Quem sabe agora você ainda não me ensina que uma mulher é capaz de ser mais forte do que isso também?



Gioconda Battagia Ferrari (1913-2008)

7 comentários:

Anônimo disse...

Se a gente parar para pensar vai perceber que essa lista é muito, mas muito maior... E o mais importante é que tudo isso fique para sempre na nossa memória e no nosso coração, junto com a lembrança dessa cara feliz da foto (que toda vez que penso nela me vem essa foto na cabeça, acredita?)... Vó, vai deixar muita saudade... isso vai.

Anônimo disse...

Devo lembrar que comer macarrão bem de noitão, panquequinha de manhã e passar na frente na fila do menudo só porque sua vó toma inderal também são aprendizados que devem ser adicionados à esta lista. esta foto é do meu casamento, e também me lembro como se fosse hoje: vovó, sem ligar para nada e ninguém, foi de casaco de pele... fofa como sempre... muita saudade...
patricia

Cláudia disse...

E eu que nem sabia que ela tinha este sobrenome chique, Ferrari? Por isso o casaco de peles, coisa de mulher chique!
beijo

Ana Téjo disse...

Eu já te disse e repito: pra gente que fica, é duro, mas uma verdadeira dama, sempre sabe a hora exata de se retirar.

Anônimo disse...

Que bonita ela é!
Bjs. Rosana.

A Burra Nas Couves disse...

Como te disse hoje, imagino o duro que estará sendo para ti. Pois desde as nossas primeiras fofocas, ela foi salpicando a conversa aqui e ali. E daí deu pra perceber o quão importante ela era na tua vida. Não sei se te serve de consolo dizer-te que nem toda a gente tem a sorte de ter uma referência dessas na vida. E ela viverá sempre em tudo isso que aprendeste com ela, e no que tu nem sabes que aprendeste com ela. E eu sei que farás bom uso desse conhecimento. Apenas lamento estar tão longe, e não poder dar-te o tal abraço de urso. Beijoca, fofa!

Anônimo disse...

Dea, nao sabia que ela tinha o mesmo sobrenome do Dani, que erdei no casamento... Ferrari...
Lindinha!!!
Bjs, Angelica