quarta-feira, novembro 18

Editorial Tic, Tac, Tic, Tac

Pessoal


Peço licença - é um texto longo: trata-se do Boletim semanal da Campanha sobre a qual já venho falando desde o lançamento dela em Cannes.

A coisa está apertando, vários líderes globais já descartaram a possibilidade de um acordo definitivo em Copenhagen. Se você tem preguiça de ler o texto, veja de novo o vídeo "Public Awareness" aí embaixo. Quem sabe você não se anima.


Beijo da Lala


I. - Atividades da Campanha TicTacTicTac


Postergar decisões da COP-15 é um ato criminoso, alerta Campanha TicTacTicTac: A campanha TicTacTicTac vêm a publico expressar sua indignação em relação às ultimas declarações de países como os Estados Unidos, México e China de adiar para 2010 as decisões previstas para a Conferencia do Clima (CoP-15) em dezembro em Copenhague, Dinamarca.

Tal postura neste momento é imoral e politicamente inaceitável além de mostrar o total descaso com que as questões climáticas estão sendo tratadas nas esferas responsáveis pelas mudanças que se impõem atualmente.

Há dois anos, numa conferência em Bali, na Indonésia (CoP-13) , foi decidido que a CoP-15 seria o prazo final para definir um pacto climático, com decisões legalmente vinculantes dos compromissos de redução de gases de efeito estufa nos países industrializados. Já os diálogos políticos para uma nova etapa do acordo global foram iniciados na CoP-11 em Montreal, 2005. Isso porque o Protocolo de Quioto determinava que as negociações deveriam começar 7 anos antes do primeiro período de compromisso de redução de gases do efeito estufa. “Tivemos pelo menos 4 anos para conversar. Copenhague é para tomar as decisões de validade jurídica e não de meras declarações políticas”, afirma Rubens Harry Born, do Instituto Vitae Civilis e conselheiro da Campanha TicTacTicTac.

Os atrasos nas negociações implicam, tacitamente, na ampliação do número de vitimas humanas, de eventos extremos e graves impactos sócioeconômicos. Ao adiar a assinatura de acordos legalmente vinculantes, estes países deverão ser responsabilizados por mortes e outras conseqüências desta decisão.

Cabe agora ao governo brasileiro - que poucos dias antes mudou de postura e apresentou objetivos quantificáveis para limitar o crescimento e eventualmente reduzir as emissões brasileiras – elevar o tom de suas cobranças no plano internacional, aliando-se a outros relevantes países que ainda lutam por acordos legalmente vinculantes (medida do sucesso em Copenhague) fazendo valer a credibilidade que ganhou com sua iniciativa.

Mas, para dar consistência a esta credibilidade, é fundamental que presidente Lula e sua equipe ajam também aqui no Brasil, consolidando os compromissos assumidos por meio da necessária legislação e das políticas públicas correspondentes. A situação é séria, e não admite discursos vazios nem jogos de cena.
Veja mais informações e opiniões em: www.tictactictac.org.br.


Queremos a sua assinatura: A divulgação das metas por parte do governo brasileiro foi uma vitória para a campanha TicTacTicTac. As últimas notícias de que alguns países desejam adiar para 2010 as decisões previstas para a COP-15, minimizando assim a importância de um acordo climático, demonstram o quanto a nossa luta é importante e servem para reforçar que devemos estar cada vez mais unidos na luta por um acordo justo, ambicioso e de força de lei.

Ainda dá tempo de evitar o pior, mas é preciso agir imediatamente! A transição para uma economia de baixo carbono pode trazer grandes benefícios, mas isso depende de como agirmos agora. A cada dia que passa, devemos mostrar ao mundo e ao Brasil que somos uma força única. Por isso, a Campanha TicTacTicTac gostaria de reafirmar sua plataforma mínima e contar com a sua ajuda para alcançarmos juntos 500 mil assinaturas no país. Você é uma peça fundamental.

Se você possui folhas de abaixo-assinado, por favor, envie antes do dia 30/11 para o endereço: Rua Itápolis, 1468, Pacaembu, São Paulo-SP, CEP: 01245-000. Necessitamos contabilizar o quanto antes essas assinaturas. Após o dia 30/11 não será possível realizar essa contabilidade. Até o momento, foram recolhidos cerca de três milhões de assinaturas em todo o mundo, e 120.00 no Brasil.

O abaixo-assinado online estará disponível até o início da COP-15. Para incluir seu nome na plataforma online acesse: www.tictactictac.org.br


O mundo quer um acordo real – Dia de Ação Global: Assim como as negociações sobre o clima começaram a esquentar, a sociedade precisa se levantar e dizer aos nossos líderes que o mundo quer um acordo real.

Durante o dia 12/12 e antes desta data, pessoas estarão juntas em várias cidades ao redor do mundo para reivindicar um acordo real – o mais importante evento global de recolhimento de assinatura pelo futuro do planeta. Essa massiva ação enviará uma simples e clara mensagem aos líderes mundiais: é hora de assinar um tratado pelo clima que seja justo, ambicioso e de força de lei.

O momento da ação está programado para ocorrer exatamente no ponto médio das negociações sobre o clima em Copenhague, no dia 12/12. Neste momento crucial, em meio ao auge dos anos de preparação, organização e negociação ao redor do mundo, a sociedade enviará uma mensagem clara para os líderes mundiais e negociadores em Copenhague, demonstrando que a sociedade está pronta para este momento único na história do planeta.

Gostaria de participar? Você já pode começar a preparar o seu evento agora. Não há limites, explore a sua criatividade:
- Comece a dizer aos seus amigos que o dia 12 de dezembro é uma data para que as pessoas ao redor do mundo enviem aos líderes uma mensagem demonstrando o desejo por tratado pelo clima que seja justo, ambicioso e de força de lei.
- Pense um local onde você poderia utilizar um muro para que todos possam assiná-lo, mostrando aos líderes locais/nacionais o desejo por um acordo justo.
- Seja criativo – identifique o melhor local e as melhores idéias para o dia 12/12.
- Envie um email para contato@tictactictac.org.br e nos conte as suas idéias. Em breve entraremos em contato com mais detalhes.


Copenhague é Aqui: Faltam poucas semanas para a COP 15, reunião da ONU sobre aquecimento global que reunirá representantes de mais de 200 países em Copenhagen, na Dinamarca. O objetivo do encontro durante a COP-15 é discutir um novo acordo de metas concretas de redução da poluição. Para ir além do debate político e alcançar o coração das pessoas, a Campanha TicTacTictac e a Matilha Cultural promove o evento “Copenhagen é aqui!”. Em parceria com entidades da sociedade civil e coletivos de arte, será criado um espaço físico e cultural dedicado à discussão sobre aquecimento global com programação gratuita de filmes, exposições e eventos.

24/11 – Abertura do projeto Copenhague é aqui, às 18h-23h.
25/11 – Evento realizado pela TicTacTicTac (reunião preparatória + seminário).

As atividades na Matilha Cultura ocorrem entre os dias 24 de novembro e 20 de dezembro. A maior parte da programação será gratuita.

Para saber mais: www.tictactictac.org.br e http://www.matilhacultural.com.br/


Revista Página 22 - Edição sobre a COP-15: Em 2009, não é só o prazo climático para agir que vai se esgotando. A necessidade de uma nova distribuição de papéis entre as nações torna a COP 15 decisiva. Neste dezembro, representantes de quase 200 nações vão discutir em Copenhague, na Dinamarca, mais do que um acordo par enfrentar o aquecimento global. Na revista Página 22 deste mês é possível entender um pouco melhor qual é a importância de COP 15 e o que cada país dispõe para que seja possível equilibrar o local e o global em prol de uma acordo ambicioso.

A contribuição da ciência tem sido vital ao indicar a participação humana no aumento da temperatura na Terra. Agora, é preciso resolver a questão no âmbito institucional, com o uso de instrumentos econômico-financeiros e a participação de toda a sociedade. O debate nesta COP 15 escancara não só os interesses econômicos e políticos que movem os países no tabuleiro do clima, como mapeia as nações que ficarão estrategicamente posicionadas em uma economia verde que está para florescer.

Diante da extrema urgência em reduzir as emissões, da capacidade decrescente dos sistemas naturais em responder aos efeitos do aquecimento e de um mundo que tenta se reerguer da crise econômico-financeira, a COP 15 assume importância ímpar.

Confira aqui a edição completa da Página 22 - http://www.fgv.br/ces/pagina22/

Um comentário:

Carol disse...

Eu assinei!!!!!