terça-feira, janeiro 2

Curso de Formação para Manobristas

Ok, dessa vez não foi nenhum episódio em particular. Mas o conjunto de episódios associados aos manobristas rende não só um post, mas um livro inteiro. Isso é DEMANDA por treinamento, minha gente! Então, numa inciativa louvável e inédita, apresentamos a seguir o Curso Prático para Manobristas em 4 lições:

Lição 1: Recebendo o Veículo

Receber o veículo das mãos de um cliente é talvez uma das tarefas que exijam mais controle da ansiedade. Sim, é verdade que nós passamos o dia todo em pé, esperando que os carros cheguem. Mas também é verdade que o dono do veículo, especialmente se for mulher, precisa de um tempo para descer do carro. Tem que desligar o rádio e o ar condicionado, pegar a bolsa, soltar o cinto. Ficar puxando a maçaneta do lado de fora NÃO VAI FAZER COM QUE O CLIENTE AGILIZE AS COISAS LÁ DENTRO. É chato esperar, mas temos que ter paciência. Parece mentira, mas os clientes ficam irritados com a gente fazendo tec tec tec na porta enquanto eles terminam de juntar a bagulhada toda, e cliente irritado NÃO DÁ CAIXINHA. A recepção correta do veículo é com o manobrista posicionado ao lado do veículo, com as mãos deixadas ao lado do corpo pacientemente (e não fazendo tec tec na maçaneta ou de braços cruzados batendo o pezinho).

Lição 2: Recebendo o veículo de mulheres de saia ou vestido

É, camaradas, essa é difícil. E por mais que nossa intuição nos diga para receber o veículo de uma dona de saia quase empoleirados no retrovisor e com a cabeça pendendo para o lado e para a frente, essa NÃO É a postura correta. Quando chegar uma gostosa ou nem tanto de saia, temos que fazer a coisa certa: esperar ao lado do carro, levemente para trás da porta do motorista. É um ângulo que não permite nossa privilegiada visão das donas apoiando um pé no chão enquanto o outro está ainda no carro, mas é o certo a fazer. As mulheres ficam putas quando a gente olha a calcinha delas, e por mais que seja uma visão encantadora, mulher pê da vida NÃO DÁ CAIXINHA.


Lição 3: Entendendo quem é o Dono do Carro

Nós passamos o dia todo dirigindo carros dos mais simples aos mais bacanas, mas a verdade é que ELES NÃO SÃO NOSSOS!!!! Eles são de uma outra pessoa, que provavelmente os merece menos que nós, mas são. E quando chegam às nossas mãos, eles vêm configurados para essas outras pessoas. Aquele banco mal posicionado, aquele espelho retrovisor apontando para o chão, o encosto a quase noventa graus, tudo isso foi meticulosamente ajeitado para atender ao DONO do carro, e não a nós. Então, a coisa certa a fazer é deixar tudo como está. Sabe, os donos de carros ficam pissícos quando pegam seus carros e está tudo desregulado. Pior ainda quando a dona é grande e o manobrista era pequenininho, e botou o banco lá na frente, de um jeito que ela não consegue nem entrar no bicho. Temos que resistir à tentação de mexer nos bancos, nos espelhos e -o que é ainda mais difícil - tirar o rádio da Antena 1 e botar na Transcontinental.


Lição 3 - Combatendo odores, inclusive os próprios


Os donos de carros têm manias esquisitas. E adoram reclamar de cheiro disso ou daquilo. O melhor que temos a fazer é evitar problemas com odores. Como fazemos isso? Há algumas dicas úteis.
1. Procure tomar banho sempre que possível. Uma vez por semana só não é suficiente. O ideal é todo dia, mas em alguns casos a cada 2 dias já é um upgrade e tanto.
2. Desodorante: ele é seu amigo e gosta de você. Use-o sempre e sem economia.
3. Perfume: você deve evitá-lo a todo custo. As chances dele não ser do agrado do dono do carro são muito grandes.
4. Cigarro: se você fuma, evite fazer isso dentro do carro de outra pessoa. Também não é adequado dar aquela tragadona do lado de fora e depois soltar a fumaça dentro do carro. Fumou fora, respirou dentro, ficou sem caixinha do mesmo jeito.


Lição 4 - Dirigindo o carro do cliente, com o cliente olhando

Todas aquelas manobras radicais que fazemos com os carros dos outros não devem ser feitas na frente dos outros. Não faz mal que o carro não é do cliente que está olhando, ele vai ficar achando que fazemos isso com o carro dele também. Brincar de toca discos com o volante, brecar o carro no freio de mão e andar a 100km/h de ré são coisas que só podem ser feitas LONGE DOS OLHOS DOS CLIENTES.


Parabéns!!! Você concluiu o curso prático para manobrista em 4 lições. Tá liberado, pode ir!

17 comentários:

Cláudia disse...

Depois da formatura, deixam de ser manobristas, porque não mais se encaixarão no perfil solicitado para o cargo.

Anônimo disse...

E não é que a Clau tem razão? Ainda faltou um capítulo na apostila do curso: as moedinhas que ficam pelo carro NÃO SÃO GORJETAS!

Lala disse...

Boa Dri! Essa lição é muito necessária tb!

Bjs

Anônimo disse...

Pode-se acrescentar um 5º item?
No caso de não absorvidas as lições acima (ou abaixo, ou ao lado), dirijam-se todos, por favor e em fila, às putas que os pariram. Sem caixinha, claro.

mc disse...

Sensacional, Lala. Já escrevi sobre isso tbm. Odeio como o volante fica áspero qdo pegamos o carro, parece que os manobristas esfregaram as mãos no pneu só pra vc sujar a mão tbm...

Lala disse...

MC: Verdade!!!! fica mesmo cascudo o troço!!! Esqueci dessa! na segunda ediçao do manual vou incluir com certeza!
Anonymous: muito bom!!! Apareça sempre, mesmo em anominato!

Anônimo disse...

Só pra saber: com o preço absurdo dos estacionamentos em são paulo, alguém dá caixinha?! (mesmo que o serviço seja bem feito?)

Anônimo disse...

Nem pensar! Reox, quando você trabalha direitinho o seu chefe te dá caixinha? Porque o meu não...

Anônimo disse...

Se o desodorante for très brut de marchand vale por três dias sem banho. É puro futum!
Acho que este manual vai ser sucesso.
Bjs. Rosana.

Tati disse...

Eu se fosse você publicaria isso em hardcover e distribuiria nas portas de restaurantes..... Palavras de uma dona de jipe que sempre dá umas risadas vendo manobristas procurarem desesperadamente onde é a ignição, onde está a chave????

Resposta: do lado esquerdo, hehehe

Unknown disse...

E quando o veiculo não é ligado com chave ,e sim com o cartão e não tem canbio o que eu faço.

Anônimo disse...

tem muitas pessoas que nao gostam de deixar a chave do veiculo para ser manobrado causa da aparecia nova no funcionario como eu que tenho 20 anos

EU!!!! o Manobrista,,, disse...

EU manobrista!!!
quero dizer algo a vc6 proprietarios de veiculos, q so criticam os manobristas digo pq todo dia encaro o mau Humor de proprietarios pelo quais naum respondem nem ao simples BOM DIA!!!que nao conheçem amassados e riscos em seos veiculos e nos acusam de ser nós os responsaveis e que criticam qdo fazemos o check-list no veiculo e provamos q muitas vz. seos carros ja chegam amassados de outros lugares e pelo os quais vc6 Senhores desconhecem e nos acusam, do estado lastimavel de anti-higiene dentro de muitos veiculos carregados de Acaros,cinza de cigarros, mau adores incluve ate de vomitos de crianças, bancos suados e sujos e volantes q nos obrigão a lavar as mãos por deixa-las encardidas e ainda assim nos acusam como se fosse nós que sujassem os volantes dos carros e lembrando ainda que isso é um fluxo q nao para chega um carro atraz de outros e lembrando ainda q pagamos o conserto em caso de colisão 50% do valor,, e lembrando q gorjetas são recebidas com vigor em RESTAURANTES e NÃO em Estabelicimentos credenciados ok!! que nem no FINAL DO ANO aqueles proprietarios q servimos o Ano Inteiro não lembrão que guardamos o ano inteiro seos carros e se fazem desentendidos como se fosse apenas nossa obrigação tenho muito mais pra dizer mas tenho q dormir pois nosso turno geralmente é de 12 horas pra quem não sabe ok!! Simplesmente acusar é mais FACIL!!! e pimenta nos olhos dos outros sempre é refresco entao pensem um Milésimo apenas antes de descarregarem suas criticas sobre manobristas ok!!(Lembrando manobristas trabalhão REGISTRADOS em grandes impresas q pelo qual recebe enorme numeros de clientes todos os dias (Valets são comvocados para eventos e não tem nenhuma obrigação de responsabilidade a não ser verbal esses sim vc6 tem q ter cuidado pois vão brincar mesmoo com seos veiculos ascelerar forte, ralar lataria, e ainda se apoçar de moedas e outras coisitas mais,, REFLITAM E COMPAREM MAS NÃO ACUSEM SEM CONHECER O OUTRO LADO DA MOEDA!!! #FICA A DICA#

Marcelo disse...

vc tem toda razão em dizer isso, e tem mais o manobrista tem sido necessario para a vida de muita gente, sem ele, iriam se atrasar para seus compromissos pois muita gente não sabe estacionar como se deve e leva muito tempo para estacionar "errado", e não podemos generalizar sendo que existe (como em toda profissão) profissionais qualificados que exercem a profissão com responsabilidade e que não pensam como varios valets que essa profissão é um parquinho de diversões, pensem nisso. um abraço a todos!

Anônimo disse...

Cuidado com as criticas Lala, garanto que você não sabe nem estacionar seu veículo em uma vaga que cabe um ônibus.
E PRESTE ATENÇÂO:
Lave seu veículo com frequencia, pois ele com certeza deve estar muito sujo pois o carro ele é o espelho do dono, se você toma banho o seu carro também deve tomar, pois com certeza seu volante deve parecer uma mariamole.

Anônimo disse...

Realmente o manobra esperando em posiçao estratégica para ver sua calcinha é desagradável e anti-ético, porém se você sai do carro achando que é a sharon stone não pode reclamar pois você com certeza está querendo mostrar....

Lucas disse...

Preciso muito contratar serviço de manobrista‌‌. Obrigada pelas dicas de serviço de manobrista!