quinta-feira, abril 5

A Sobremesa



Vai ser um almoço importante. É um dia importante, com uma família importante pra mim. Sou convidada, e já me avisam que não é pra levar nada. Nada, no meu glossário de moça educada e afetuosa, significa ao menos uma sobremesa. E flores, para a dona da casa.


Bem, flores para o dono da casa não é bem o caso, mas a sobremesa não vai me escapar. Posso passar na Ofner e comprar uma pronta, mas no meu coração fico querendo fazer com minhas próprias mãos, desastradas na cozinha.


Peço ajuda a uma amiga, que é a campeã nos pratos de "providência simples e grande efeito moral". Ela é uma chef, eu sou canhota das duas mãos quando o assunto é cozinha.


- Amiga preciso de ajuda.

- Diga querida.

- Tenho um almoço assim, assado, quero levar uma sobremesa.

- Que sobremesa?

- não sei, uma gostosa que fique bonita e que eu consiga fazer.

- Sim, mas que tipo?

- Sobremesa, Ana.

- Sobremesa animal, vegetal ou mineral?

- Hein??

- É! Torta, mousse ou pavê??

- ANA. HELLO. Sou eu, Lala. Sobremesa. Doce.

- Sim, mas o que você tem em mente? Alguma coisa rala, consistente, pastosa, crocante...


Sou obrigada a rir. Nesse momento me sinto como o cara que não aprendeu inglês direito e foi pros Estados Unidos pedir um hamburguer, achando que tava resolvida a parada. Aí vem o garçom e começa com: well done, medium rare, onions, dressing, salad, cheese (swiss or cheddar)? Tento ser mais específica:


- Olha, vamos setar as expectativas. Há alguns anos, eu resolvi fazer um bolo de morangos pra impressionar um ex namorado. Caprichei, mas o diabo do pão de ló deu uma sapecada no forno e queimou um pouquinho no fundo. Montei o bolo, cheio de creme e chantilly, em camadas, lindo. Quando cortei o bolo, o namorado quis dar a maior força : "Hummm, bolo de chocolate com morango, que gostoso!"

- Hmmm, gostoso mesmo!!

- ANA O BOLO NÃO ERA DE CHOCOLATE!!!! ERA UM BOLO BRANCO QUE QUEIMOU SÓ UM POUQUINHO NO FORNO!!!!


(pausa para a amiga rir)


- Ok, vamos pensar em alguma coisa que não vá ao forno então. Conheço um pavê bêbado com morangos que é imbatível! Anota aí.


Ufa. A Amiga foi bacana. Depois de tudo, podia ter me mandado levar uma gelatina!

7 comentários:

Ana Téjo disse...

Es-pe-ta-cu-lar!
Você só esqueceu de dizer que queria "redonda". Vixxx... o pavê é retangular por causa do formato dos biscoitos! E agora?
Boa sorte, querida. E se precisar de ajuda, o nossa SAC está de Plantão Pascal 24 por dia, tá?
Boa sorte e depois venha contar.

Anônimo disse...

Pronto! Resolvido! Manda bala na torta de frutas que te ensinei que a gente já sabe que o namorado a-do-rou! hahahaha
Não tem erro, e depois dessa ele vai até fazer o pedido...

Cláudia disse...

Fotografa a sobremesa e põe no blog!
Mas acho que o namorado vai apreciar mesmo é o carinho de te-la feito.
beijo

Anônimo disse...

Nao aguentei ... tive que vir aqui e dar o meu parecer sobre a torta ahauahau ...
Afinal sou a filha do namorado e mesmo sendo subordinada a falar que a torta estava LINDA E DELICIOSA vim aqui agradecer as amigas que ajudaram a fazer uma torta gostosa, pois já pensou se tive-se ruim, quem sofreia o parto seria euzinha aqui ... mas graças a Deus isso naum aconteceu, né?
Claro que a torta historia da torta nao acabou por ai ... ja q a forma ... (mas vamos deixar em aberto e quem sabe ela vire mais um post hauaha)

Anônimo disse...

Talvez biscoitos redondos pudessem ser a solução?... ;)

Anônimo disse...

Mas tipo assim, e a receita? Adoro sobremesas bêbadas porque a gente já aproveita que abriu a garrafa e não desperdiça nada. Sendo a doçura de convidada que você é, Lala, nem precisa levar sobremesa, nem precisa. Beijucas.

Lala disse...

Ana: Verdade! Esqueci de dizer que era uma sobremesa redonda!!!
Dri: Funcionou de novo, querida. Tudo bem que com uma pequena variaçao, como vc verá!
Clau: taí a foto, mas foto de celular sacomé né...
"Anônima filha do namorado": Vou fazer o post da forma! Mas dessa não vou levar a culpa sozinha, ó pá!
Adauto: Não, biscoito nao... :-)
Marcia: Vou pedir autorizaçao à Dona e Publico!

Beijo!