Well, após longo e tenebroso inverso, e curtíssimas e maravilhosas férias, lá vem Lala FINALMENTE postar e contar o que é estar, literalmente, nas Arábias.
Dubai, a atual meca do turismo mundial como dizem, é um dos Sete Emirados Árabes Unidos, fica na curvinha do Golfo Pérsico entre Abu Dhabi e Oman. Tem cerca de um milhão e duzentos mil habitantes, dos quais só 15% são emiratis. Os outros 85% da população são estrangeiros vindos de todas as partes do mundo, em sua maioria Filipinos, Paquistaneses, Iraquianos, Indianos.
Dubai é o mais liberal dos Emirados, e também uma das economias que mais crescem hoje no mundo, movida principalmente pelo comércio e pelo turismo.
Vamos colocar as coisas em perspectiva: há 30 anos, Dubai era uma pequena concentração populacional no Deserto. Há que se lembrar que, apesar da costa exuberante, sim, estamos falando de deserto.
30 anos. De lá pra cá, tudo aconteceu.
Hoje Dubai é uma maravilha, com obras arquitetônicas de tirar o fôlego, e prosperando no deserto. NO DESERTO. Usando água desalinizada e tudo mais.
Andando pela cidade, tudo é um grande canteiro de obras. Há tanto feito, e ainda quase tudo pra construir!!!!! Se olhamos para o plano diretor de Dubai, nao consigo imaginar o que será aquilo em 4 ou 5 anos, quando estiverem prontos a Dubailand, Hydropolis, O Metro, as Palms (que são imensas ilhas artificiais construídas para aumentar o tamanho da costa, dando mais praias aos hoteis, condomínios e marinas). É de cair o queixo.
Dubai todinha é de cair o queixo. O serviço é excelente everywhere, é ótima para aspectos culturais, a praia é maravilhosa, as compras de enlouquecer. E tudo muito brando, com códigos de vestimenta bastante ocidentalizados.
Para nós é muito confortável viajar quase 15 horas, atravessar todo o Atlântico e toda a África, e chegar num lugar que, à parte as diferenças culturais inegáveis, tem Carrefour, Tony Roma's, Gucci e Chanel. É claro que no buffet de café da manhã do hotel tem também Leite de Camelo pra você tomar, mas é tudo uma questão de escolha. O Zé tomou, diz que tem gosto de aveia. Eu achei muito branco, e camelo pra mim nunca teve cara de bicho que amamenta ser humano, então nem o cheiro senti.
Mas recomendo Dubai. FORTEMENTE.
Até porque pretendo ir de novo, então é bom que você vá pra gente poder trocar impressões!