domingo, outubro 30

Querido Greg

Agradeço muito suas preciosas dicas sobre um moço que simplesmente não está à fim de mim.

Agora que você já deu as dicas e eu não posso mais alimentar vãs esperanças, por que você não aproveita e morre?


Beijos,


Lala

terça-feira, outubro 25

Dois Litros de Água Por Dia


- Ai amiga, não tenho ânimo de começar uma nova história...
- Pense assim: a gente precisa tomar dois litros de água por dia pra ficar bem. Se for esperar ter vontade.....

segunda-feira, outubro 24

Fuck Buddies


Hoje um amigo querido me explicava o conceito de Fuck Buddies. Ou, "amigos com direitos" como ele diz.

Funciona assim: você tem na sua agenda um amigo (ou dois, ou três, ou quinhentos e vinte e sete) com quem você não tem nenhum vínculo romântico e nem tampouco pretende ter. Mas é alguém cuja pele se entende com a sua, a química é perfeita e a mecânica, arrebatadora.

Não há cobranças, porque toda vez que você se encontra com um Fuck Buddy, é única. Um encontro com um Fuck Buddy funciona no presente, não é planejado e não pressupõe continuidade. Uma história entre fuck buddies é uma sucessão de contos, não uma novela. Tudo começa e termina no mesmo episódio.

Parece tudo muito simples, mas não é. Algumas regras devem ser observadas, pra não haver confusão. Por exemplo: o vínculo entre Fuck Buddies é pragmático. Não pode ser emocional, não pode ser romântico. Tem que ser prático e claro, e as duas partes devem estar de acordo que aquilo é, digamos, uma relação lúdica.

Dizem as revistas masculinas que não se deve NUNCA telefonar pra um (a) fuck buddy no dia seguinte. Eu acho que pode. SEMPRE E QUANDO está tudo às claras. Aí o telefonema do dia seguinte funciona como um aditivo, uma cerejinha no bolo e não uma promessa de uma história diferente.

Uma relação assim lúdica tem benefícios que ninguém questiona. Nesse tempo de tanta gente avulsa, é legal poder ter alguém pra mexer com a libido, a energia vital, deixar a pele sedosa e os cabelos brilhando... Diz esse amigo que, sem compromisso, todo mundo se solta mais, aproveita melhor o momento.

O que acontece às vezes é que tem gente que faz freela e quer ser efetivado. Aí é uma porcaria, nego fica lá abanando a carteira de trabalho, implorando por um carimbinho... que nunca vem. E assim Fuck buddies acabam quase sempre se tornando fucking buddies...

Enquanto isso, no banheiro da Lala....

Rema, rema, remador...


É assim que deve ser. Não é que a gente tenha que rejeitar completamente quem pisou na bola. Mas dependendo da frequência e da intensidade das pisadas, nego tem que remar. Muito. Certo Clau?

terça-feira, outubro 18

E se...


... uma pessoa que te chama no messenger na ESMAGADORA maioria das vezes em que vocês se falam, te pergunta se está saindo com alguém, te pergunta se continua "SE ATRACANDO" com fulano de tal, DETONA seu parceiro/ companheiro/ prospect/ namorado... um dia te dissesse que você se enquadra na categoria das mulheres que o querem mas que ELE não quer???? E ainda dissesse TEXTUALMENTE: Você SABE que não faz meu tipo físico, que é por isso que não estamos juntos????

O que você diria?? Alguém tem uma resposta à altura pra isso? EXISTE uma resposta à altura?

Just wondered....

Pelo telefone



- Obrigado pela imagem que você mandou.

- Por nada!

- Vai deixar meu trabalho mais bonito, legal, leal...

- ...

(pausa)

- Tô gostando de conversar com você. Tem densidade. Gosto disso.

Eu também.

segunda-feira, outubro 17

Take Me, Take 6


Sábado fomos ver Take 6 no Credicard Hall. Vamos dizer que não foi tudo fácil. ShowS de abertura, assim mesmo, no plural. Dois. O primeiro era de um moço chamado Moisés, e o outro do Robson Nascimento. Bom, o moço. Um vozeirão, um cara baixinho de tudo que encheu o palco, que não era pequeno, de uma energia contagiante.

Foi preciso ter paciência, porque tudo demorou pra acontecer. O show demorou pra começar, os garçons demoraram pra parar de sapatear de um lado pra outro.

Mas sou obrigada a admitir que cada segundo valeu a pena. Que vozes são aquelas, meu Deus? E que afinação? e que entrosamento e que tudo???? O QUE ERA PELO AMOR DE DEUS AQUELA VERSÃO DE FLY AWAY????

Acabamos tendo que entender por que é que quase sempre essas combinações vocais poderosas estão vinculadas à prática da religião. Porque quando a gente ouve isso e fecha os olhos, acredita mesmo que está perto de Deus.

segunda-feira, outubro 10

Pompéia, a Musa


Em 24 de Agosto do ano 79 DC, as lavas do Vesúvio cobriram Pompéia.
As ruas pavimentadas, mansões, teatros, tudo foi sepultado pela fúria quente da erupção que entraria para a história como aquela que interrompeu bruscamente a vida de uma das mais efervescentes cidades européias.

Por causa disso, a história de Pompéia ficou preservada. Anos mais tarde, conheceríamos detalhes da vida cotidiana dos romanos sem nenhum esforço, graças à curiosa preservação de cenas inteiras sob as lavas do Vesúvio.

Pompéia tornou-se, desde então, a confortável musa dos que buscam a história sob as lavas do vulcão.

sexta-feira, outubro 7

Ele é tão legal mas...

... é um pouco estúpido quando está sob pressão.

... está trabalhando demais e quase não tem tempo pra mim.

... tem bebido mais do que deveria.

... é um pouco rude com garçons, porteiros, manobristas, balconistas.

... não consegue se separar da mulher.

... ainda está muito magoado com o último relacionamento, e por isso tem medo de me levar em casa/ apresentar à família/ amigos.

... não consegue se dar bem com pessoas que são importantes pra mim, como minha mãe, por exemplo.

... ele sofreu muito na infância por causa do casamento dos pais, por isso não quer se casar (comigo).

...tem uma namorada/ noiva/ amante que ameaça se matar cada vez que ele fala em separação.

... detesta meus amigos.

... simplesmente me ignora quando digo que estou me sentindo frágil, triste, insegura.

... quando eu digo que estou passando mal, com febre, ele me diz que não pode mais faltar na faculdade.

... ele tem tempo pra trabalhar, esquiar, levar a lagartixa no veterinário, mas não pra sair ou ficar em casa comigo.

...não me deixa participar da vida dele, não me dá endereço nem telefone de casa.

... acha que a filha dele de 20 e tantos anos ainda não está preparada para saber que o pai tem uma namorada.

... marca comigo e desaparece.

... (complete com sua própria frase)


FALA SÉRIO. Que parte de nós consegue continuar começando essa frase com "Ele é tão legal..."?

quinta-feira, outubro 6

Copo meio cheio ou meio vazio?

Reunião de Tupperware


- Menina, adorei esse!
- É ótimo! La-vá-vel, você viu?
- Jura por Deus?
- Tô te falando. Não mancha, não pega cheiro...
- E ele é bem grande né, não sei se é fácil acomodar no armário entende...
(risos gerais)
- Eu tenho um desse, não tenho problema em acomodar em lugar nenhum...
- Ah, vou levar. E acho que vou levar um desse menorzinho também. Anota na lista aí que eu encomendei dois, esse grande e aquele outro menorzinho...
- Tá anotado. Só os vibradores? Calcinha comestível você não vai querer?
- Não, ainda tenho da última encomenda. Mais chá?
- Por favor. Me passa o açúcar?

Já não se fazem mais reuniões de Tupperware como antigamente.

quarta-feira, outubro 5

Vote na Coisa Ridícula!

Penha - Lapa:
É o nome de uma das mais tradicionais linhas de ônibus de São Paulo. Inaugurada em 1960, liga a Zona Leste à Oeste, atravessando toda a cidade num percurso que dura quase três horas.
Pro referendo não faço campanha, mas pra isso faço sim!

Penha - Lapa é também o nome de um boteco recém inaugurado, incorporado no circuito Boteco Bohemia, em Moema (e portanto, fora do caminho da linha de ônibus).

O ambiente é inusitadamente agradável, com mesinhas ao ar livre, algo completamente insuspeito pra uma travessa da Avenida Indianópolis. A Bohemia é servida com elegância e requintes pelos garços espetacularmente simpáticos.

O Soares, dono do bar, figura conhecidíssima em Moema por seus quitutes e sua paella, vem saudar a todos como o dono da casa que recebe a família. Depois de um tanto, ele puxa a cadeira e vem tomar a saideira com a gente. E então, cheio de orgulho, conta a história toda.

O Penha Lapa é novo. A tinta tá fresca na parede ainda. Soares tá numa alegria infinita porque um de seus quitutes está concorrendo ao título de melhor comida de boteco da cidade. A iguaria chama-se COISA RIDÍCULA, e são batatinhas recheadas de mortadela e empanadas. Parece esquisito, eu sei. Mas é de comer de joelhos, pedindo perdão aos céus porque comer uma coisa tão boa assim TEM que ser pecado.

Soares morre de orgulho daquilo tudo, quase se emociona quando conta a surpresa por ter sido indicado. Tá prometendo novidades no cardápio, como o Cacareco (nome de famoso rinoceronte que morou no Zoo de São Paulo nos anos 70, eleito vereador inclusive - e do prato que são lascas de cupim cozido e assado à perfeição).

Eu venho aqui, então, humildemente solicitar seu voto pra Coisa Ridícula do Soares. Vai lá no Penha Lapa, senta numa mesinha daquelas ao ar livre, pede uma Bohemia e come uma porção das batatinhas divinas. E vota nele por favor pra melhor comida de Boteco do Ano.

O Penha Lapa fica na Av. Chibarás, esquina com a Iraé em Moema. Aceita cartão de crédito, e o Soares vem na mesa tomar a saideira!

É comprido, eu sei....

Recebi por email:

1 - Existem armas demais neste país.
Estima-se que o número total de armas em circulação no Brasil seja de 17,5 milhões [Iser-Small Arms Survey, 2005]. Apenas 10% dessas armas pertencem ao Estado (forças armadas e polícias), o resto, ou seja, 90%, estão em mãos civis. Está na hora deste país se desarmar!
2 - Armas foram feitas para matar.
No Brasil, 63,9% dos homicídios são cometidos por arma de fogo, enquanto 19,8% são causados por arma branca [Datasus, 2002]. Por quê? Porque armas de fogo matam com eficácia e sem nenhum risco para o agressor. Diante de uma faca, você corre, grita, chuta. A chance de morrer em uma agressão com arma de fogo é muito maior: de cada 4 feridos nos casos de agressões por arma de fogo, 3 morrem. [Datasus, 2002] As tentativas de suicídio com arma de fogo também são mais eficazes: 85% dos casos acabam em morte. [Annals of Emergency Medicine, 1998].
3 - Ter armas em casa aumenta o risco, não a proteção.
Usar armas em legítima defesa só dá certo no cinema. Segundo o FBI [FBI, 2001], "para cada sucesso no uso defensivo de arma de fogo em homicídio justificável, houve 185 mortes com arma de fogo em homicídios, suicídios ou acidentes". As armas em casa se voltam contra a própria família. Os pais guardam armas para defender suas famílias, mas os próprios filhos acabam por encontrá-las, provocando-se, assim, trágicos acidentes. No Brasil, duas crianças (entre 0 e 14 anos) são feridas por tiros acidentais todos os dias. [Datasus, 2002].
4 - A presença de uma arma pode transformar qualquer cidadão em criminoso.Armas de fogo transformam desavenças banais em tragédias irreversíveis. Em São Paulo, segundo a Divisão de Homicídios da Policia Civil [DHPP-SP 2004], o primeiro motivo para homicídios é "vingança" entre pessoas que se conhecem e que não possuem nenhum vínculo com o tráfico de drogas ou outras atividades criminosas. Para se ter uma idéia, em São Paulo, as vítimas de latrocínio – matar para roubar – correspondem a menos de 5% das vítimas de homicídio. [Secretaria de Segurança Pública - SP 2004]
5 - Quando existe uma arma dentro de casa, a mulher corre muito mais risco de levar um tiro do que o ladrão.
Nas capitais brasileiras, 44% dos homicídios de mulheres são cometidos com arma de fogo [Datasus, 2002]. Dois terços dos casos de violência contra a mulher têm como autor o próprio marido ou companheiro. [Datasenado, 2005]. De acordo com dados do FBI, relativos a 1998, para cada vez que uma mulher usou uma arma em legítima defesa, 101 vezes esta arma foi usada contra ela.
6 - Em caso de assalto à mão armada, quem reage com arma de fogo corre mais risco de morrer.
É um mito considerar que com uma arma o cidadão está mais protegido. Na maioria dos assaltos, mesmo pessoas treinadas não têm tempo de reagir e sacar sua arma. Quando o cidadão reage, ele corre mais risco de se ferir ou ser morto. Uma pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro mostra que: "a chance de morrer numa reação armada a roubo é 180 vezes maior de que morrer quando não há reação. A chance de ficar ferido é 57 vezes maior do que quando não há reação." [Iser, 1999]
7 - Controlar as armas legais ajuda na luta contra o crime.
A - O mercado legal abastece o ilegal. Para se ter uma idéia, 80% das armas apreendidas pela policia do Rio de Janeiro (de 1993 a 2003) são armas curtas e 76 % são brasileiras; 30% delas tinham registro legal [DFAE, 2003]. As armas que mais matam no Brasil são brasileiras, principalmente os revólveres 38 produzidos pela Taurus.B - As armas compradas legalmente correm o risco de cair nas mãos erradas, através de roubo, perda ou revenda. Só no Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública, entre 1993 e 2000, foram roubadas, furtadas ou perdidas 100.146 armas (14.306 por ano). Ou seja: bandidos não compram armas em lojas, mas são as armas compradas em lojas que vão parar nas mãos dos criminosos.
8 - "O Estatuto do Desarmamento é uma lei que desarma o bandido."
A maioria dos artigos do Estatuto do Desarmamento (lei n° 10.826, 22/12/2003) dá meios à policia para aprimorar o combate ao tráfico ilícito de armas e para desarmar os bandidos. Ele estabelece a integração entre a base de dados da Policia Federal, sobre armas apreendidas, e a do Exército, sobre produção e exportação. Agora as armas encontradas nas mãos de bandidos podem ser rastreadas e as rotas do tráfico desmontadas. Pela nova lei, todas as novas armas serão marcadas na fábrica, o que ajudará a elucidar crimes e investigar as fontes do contrabando. Para evitar e reprimir desvios dos arsenais das forças de segurança pública, todas as munições vendidas para elas também vão ser marcadas. A implementação do Estatuto em sua totalidade é um dos principais instrumentos de que dispõe hoje a sociedade brasileira para desarmar os bandidos.
9 - Controlar as armas salva vidas.
As leis de controle de armas ajudam a diminuir os riscos para todos. Na Austrália, 5 anos depois de uma lei que praticamente proibiu a venda de armas de fogo, a taxa de homicídios por arma de fogo caiu 50%. Entre as mulheres, a diminuição foi de 57% [Australian Institute of Criminology, 2003]. Um estudo da Unesco, publicado em 2005, mostra que Austrália, Inglaterra e Japão, onde as armas são proibidas, estão entre os países do mundo onde MENOS se mata com arma de fogo, enquanto os Estados Unidos, um dos países mais liberais com as armas, aparecem em 8º lugar, entre os países mais violentos do mundo. No Brasil, comparando-se os sete primeiros meses de 2004 com os sete primeiros meses de vigência da Campanha de Desarmamento - agosto de 2004 a fevereiro de 2005 - um estudo do Ministério da Saúde mostrou que o índice de redução de internações por lesões com arma de fogo no Rio de Janeiro foi de 10,5% e, em São Paulo, de 7%.
10 - Desarmamento é o primeiro passo.
A proibição do comércio de armas de fogo e munição, isoladamente, não é capaz de solucionar o problema da criminalidade. Mas é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais segura. Temos que continuar trabalhando por pactos internacionais pelo desarmamento, por melhorias no sistema de justiça e nas policias e claro, pela redução da desigualdade social em nosso país. Mas para isso é preciso dar o primeiro passo: no dia 23 de outubro vai acontecer o primeiro referendo da história do Brasil. É nossa oportunidade de mostrar em que tipo de sociedade queremos viver.A vitória do SIM pode ser o início de uma nova história, o começo da "virada de página" na questão da (in)segurança no Brasil!

segunda-feira, outubro 3

Wedding Bells


Acordar sábado de madrugada, sobressaltada com o telefone, porque o cansaço era demais e se sobrepôs ao som do despertador. Vestir-se a toque de caixa para estar no aeroporto antes das seis.
Chegar ao aeroporto com qualquer aparência, atrasada, correndo para não perder o único voo possível.

Desembarcar em outro estado, chegar ao hotel, cochilar um pouquinho.

Arrumar-se para um evento importante, um dia importante, num salão do qual você não tem nenhuma referência, a não ser que ele fica perto do hotel e que a escova custa 12 reais.

Vestir uma roupa que viajou numa mala, fazer maquiagem, tomar um taxi e ir pra um lugar desconhecido.

Chegar no lugar desconhecido, encontrar caras conhecidas, ouvir vozes conhecidas...

Ouvir uma música conhecida, e ver um sorriso conhecido, entrando com o brilho já conhecido, num ainda não conhecido vestido branco.

Chorar lágrimas tão familiares, e desejar do fundo do coração que aquela estrelinha brilhe para sempre. Que ela seja muito feliz, porque merece demais!